Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Hong Kong

Taxistas sequestram motoristas de Uber em Hong Kong: 'Concorrência desleal'

Cenário em Hong Kong é semelhante ao ocorrido no Brasil anos atrás, quando o serviço chegou ao país

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 12/06/2024, às 07h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem Ilustrativa - Imagem de Michael Kauer por Pixabay
Imagem Ilustrativa - Imagem de Michael Kauer por Pixabay

Taxistas e motoristas de Uber de Hong Kong têm vivido momentos de tensão semelhantes aos que ocorreram no Brasil quando o serviço chegou ao país. Os taxistas alegam que o serviço é ilegal e que a concorrência é desleal, sendo que alguns têm se disfarçado de passageiros comuns para denunciar os motoristas de aplicativo.

A estratégia dos taxistas envolve chamar um carro do Uber pelo aplicativo, como qualquer outro passageiro. Após o início da corrida, revelam sua identidade e ordenam que o motorista pare. Em seguida, acionam a polícia para entregar o motorista.

Um desses casos, capturado em vídeo e divulgado online em Hong Kong, foi relatado pela CNN. "Pare aqui. É você. Você está em apuros por dirigir um Uber", disse o passageiro ao motorista.

Cumprir a lei

Um dos taxistas envolvidos, identificado apenas como Ka Chun, afirmou à publicação: "Queremos apenas que o governo faça cumprir a lei. Você pode dizer que isso é provocativo, mas, sem esses vídeos, as pessoas podem pensar que inflacionamos o número de 'veículos de placa branca' por aí". "Veículos de placa branca", segundo informações do portal UOL, é a forma como os taxistas locais se referem ao Uber.

Até o momento, nenhum motorista foi detido, conforme afirma a polícia de Hong Kong. Tecnicamente, a Uber ainda é ilegal no país e, desde 2014, a empresa norte-americana enfrenta queixas de motoristas de táxi na cidade.