Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Três antigos acampamentos militares romanos são encontrados com Google Earth

Antigos acampamentos militares romanos foram identificados no norte da Arábia Saudita a partir de ferramenta do Google; confira!

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 02/05/2023, às 11h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem aérea de acampamento militar romano encontrado no norte da Arábia Saudita - Reprodução/R. Bewley
Imagem aérea de acampamento militar romano encontrado no norte da Arábia Saudita - Reprodução/R. Bewley

Recentemente, três novos acampamentos militares romanos foram identificados no norte da Arábia Saudita, graças ao uso de uma técnica de sensoriamento remoto desenvolvido pela Escola de Arqueologia da Universidade de Oxford, com base no Google Earth. 

Apresentando um estado de conservação bastante considerável, acredita-se que os locais teriam sido utilizados por pouco tempo, no passado, somente por alguns dias ou semanas. A descoberta foi anunciada em publicação no periódico Antiquity, na última quinta-feira, 27.

Conforme explica em nota o líder da pesquisa, Michael Fradley, que identificou os acampamentos pela primeira vez no Google Earth, "eles [os romanos] seguiram uma rota de caravana periférica, ligando Bayir e Dûmat al-Jandal [antigas cidades da Arábia Saudita]. Isso sugere uma estratégia para contornar a rota mais usada pelo Wadi Sirhan, adicionando um elemento de surpresa ao ataque."

Fotografia aérea de antigo acampamento militar romano
Fotografia aérea de antigo acampamento militar romano / Crédito: Reprodução/R. Bewley

Entre os acampamentos, como informado pela Revista Galileu, existem distâncias de 37 a 44 quilômetros, o que faz com que os arqueólogos abandonassem a hipótese de que a distância teria sido percorrida à pé em apenas um dia.

Por isso, os pesquisadores acreditam que o local teria sido construído pelos próprios homens que o habitaram, que seriam membros de uma unidade de cavalaria, para que fosse possível o trajeto em um único dia, possivelmente montados em camelos

A única diferença notável entre eles é que o acampamento mais a oeste é significativamente maior do que os dois campos. para o leste", comenta Michael Fradley em nota.

Os autores do estudo acreditam que estes acampamentos podem ter sido parte de uma antiga campanha militar romana, até então desconhecida, relacionada à dominação do reino nabateu, em 106 d.C., na cidade de Petra, na então Jordânia.

Mapa com a localização dos três acampamentos destacada
Mapa com a localização dos três acampamentos destacada / Crédito: Reprodução/Oxford University School of Archaeology

Conquista forçada?

Devido ao fato de os campos serem todos voltados para Dûmat al-Jandal, na atual Arábia Saudita, os pesquisadores sugerem que os romanos em missão tiveram que fazer a transferência de poder à força, e não da maneira pacífica como descrito no final do período nabateu. Assim, faz ainda mais sentido a adoção de medidas defensivas.

Apesar disso, ainda existem perguntas não respondidas pelos pesquisadores, e de grande importância: "Por que o acampamento ocidental tem o dobro da capacidade dos outros dois? A força se dividiu e, em caso afirmativo, para onde foi a outra metade? A metade foi eliminada em uma batalha ou eles permaneceram no campo? O acampamento ocidental era para reabastecer os outros campos com água?", questiona Andrew Wilson, professor da Universidade de Oxford e coautor do estudo.