Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Família Real

Trono de coroação usado há 624 anos é reformado para Charles III

O trono é usado nas cerimônias de coroação britânicas desde o rei Henrique IV, coroado em 1399

Redação Publicado em 02/03/2023, às 16h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Trono de Coroação sendo restaurado para a cerimônia de coroação de Charles III - Divulgação/PA Wire/Facebook
O Trono de Coroação sendo restaurado para a cerimônia de coroação de Charles III - Divulgação/PA Wire/Facebook

Desde 1399, uma coisa não pode faltar em uma cerimônia de coroação do Reino Unido: o trono especial para a ocasião. A Cadeira de Coroação é usada sempre que há a celebração de um novo monarca na nação, e ela está passando por um processo de restauração para a coroação de Charles III e da rainha consorte, Camilla de Cornualha

A cerimônia vai acontecer no dia 6 de maio em Londres, na famosa Abadia de Westminster. Segundo a revista VEJA, o Trono de Coroação é feito de madeira de carvalho, com uma cobertura original de ouro folheado. O assento especial também é decorado com vidro colorido.

É a mais antiga peça de mobília sobrevivente ainda usada para seu propósito original", disse a conservadora de pinturas da Abadia de Westminster, Krista Blessley, sobre o trono.

História do trono

O Trono de Coroação foi usado pela primeira vez em uma cerimônia para coroar um novo monarca em 1399, mas ele existe desde 1308, mais de 700 anos atrás. Quem mandou construir o móvel foi o rei Eduardo I, que queria que o trono fosse construído em cima da Pedra de Scone, também conhecida como Pedra do Destino, que era usada em coroações de monarcas escoceses.

Eduardo I tirou a Pedra de Scone da Escócia em 1296, para realizar a construção da Cadeira de Coroação. Segundo informações da Abadia de Westminster, o primeiro rei que usou o trono em sua inauguração foi Henrique IV.

Com o decorrer do tempo, o trono foi se desgastando e virando alvo de pichações como esse recado de mais de 200 anos: “P. Abbott dormiu nesta cadeira de 5 a 6 de julho de 1800”.

A Pedra de Scone foi devolvida para a Escócia em 1996, mas deve voltar para Londres por causa da cerimônia. A restauração cuidadosa precisa de diversos profissionais limpando a estrutura com esponjas e cotonetes, de maneira leve para não causar danos à cadeira, que já tem uma estrutura frágil.