Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Afeganistão

Tumulto em aeroporto deixa mortos no Afeganistão

Inúmeros afegãos se concentraram no aeroporto de Cabul, tentando sair do país; alguns, no entanto, acabaram sendo mortos

Redação Publicado em 16/08/2021, às 09h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pessoas desesperadas tentam entrar em um avião - Divulgação/Vídeo
Pessoas desesperadas tentam entrar em um avião - Divulgação/Vídeo

Em razão da tomada do poder pelo Talibã no Afeganistão, muitas pessoas tentaram deixar o país ontem, 15. Assim, um grande número de afegãos se concentrou no aeroporto de Cabul.

Porém, como centenas tentavam entrar à força nas aeronaves, houve tumulto, o que, infelizmente, resultou em mortes. Como consequência, os voos foram cancelados.

Conforme o UOL, diversos vídeos passaram a circular na internet desde então, mostrando uma multidão desesperada, agarrando-se às escadas que davam acesso aos aviões. Nos registros, fica claro o medo generalizado.

"Temos medo de viver nesta cidade e estamos tentando fugir de Cabul (...) Como servi no exército, perdi meu trabalho e é perigoso viver aqui porque os talibãs vão me atacar, isso é certo", declarou o jovem Ahmad Sekib, de 25 anos, à AFP. Para sua segurança, ele se apresenta com um pseudônimo.

Ainda não há um número confirmado de vítimas, mas, de acordo com a Reuters, existem relatos de que ao menos cinco pessoas perderam a vida na confusão. O jornal The Wall Street Journal, no entanto, fala em três mortos, que teriam sido atingidos por disparos de armas de fogo.

O que aconteceu foi que, para tentar acalcar a população, militares americanos que estavam presentes no local atiraram para o alto. Contudo, o resultado foi justamente o contrário do esperado e acabou em tragédia.