Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Afeganistão

No Afeganistão, capital da Província de Jawzjan é tomada pelo Talibã

Essa já é a segunda capital tomada pelo grupo em menos de 24 horas

Redação Publicado em 09/08/2021, às 08h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de soldado afegão em guerra contra o Talibã, no ano de 2006 - Getty Images
Imagem ilustrativa de soldado afegão em guerra contra o Talibã, no ano de 2006 - Getty Images

De acordo com informações do UOL, os talibãs assumiram o controle da cidade de Sibargan, no último sábado, 7. Esta já é a segunda capital provincial tomada pelo grupo em menos de 24 horas. Na sexta-feira, 6, os insurgentes já haviam tomado a cidade de Zaranj, capital da província de Nimroz.

O portal de notícias ressalta que desde o mês de maio, quando os EUA deram início à retirada de suas tropas do país asiático, os rebeldes passaram a assumir o controle de diversos locais nas zonas rurais e regiões de fronteira.

"Infelizmente, Sibargan foi capturada pelos talibãs", declarou o vice-governador da província de Jawzjan, Qader Malia, à agência de notícias AFP. O político ainda afirmou que "as forças afegãs e os funcionários fugiram para o aeroporto".

Segundo o conselheiro do marechal Abdul Rashid Dostom "as forças de segurança e os responsáveis se retiraram para uma área a cerca de 20 quilômetros da cidade" o homem informou que houve um plano para que eles transportassem munição suficiente para "se defenderem de um ataque do Talibã".