Notícias » Arqueologia

Turquia: Em área cerimonial de 11 mil anos, arqueólogos encontram pilares em formato fálico e escultura de cabeça humana

Os achados foram realizados no sítio arqueológico Karahantepe; confira

Redação Publicado em 22/10/2021, às 12h08

Imagem de Karahantepe, sítio arqueológico localizado na Turquia
Imagem de Karahantepe, sítio arqueológico localizado na Turquia - Divulgação/Youtube/Ancient Architects

Recentemente, a revista científica Türk Arkeoloji ve Etnografya Dergisi publicou um artigo a respeito de uma descoberta realizada no sítio arqueológico Karahantepe, na Turquia.

De acordo com a pesquisa, no local — de cerca de 11 mil anos — foi descoberto uma área que, segundo os pesquisadores, seria usada para cerimônias.

A descoberta chamou a atenção dos estudiosos, já que a estrutura ficava em torno de uma grande escultura de cabeça humana, além de estar em volta de uma série de pilares em formato de pênis. As informações foram publicadas pelo UOL, na última quinta-feira, 21.

Até o momento, os pesquisadores ainda não têm certeza sobre o significado e as motivações que estariam por trás de tais esculturas e também dos pilares.

Entretanto, trabalham com a possibilidade de que a região era usada por antigas civilizações para a realização de cerimônias.

Para entenderem mais sobre o local, em busca de respostas, os arqueólogos informaram que farão mais escavações em Karahantepe.

Confira a pesquisa completa aqui.