Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Juscelino Kubitschek

TV Cultura exibe minissérie inédita sobre Juscelino Kubitschek

Com episódios exibidos aos sábados, 'JK, O Reinventor do Brasil' retrata a trajetória de Juscelino Kubitschek, que governou entre 1956 e 1961

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 02/12/2023, às 12h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Juscelino Kubitschek, o presidente que fundou Brasília - Divulgação/TV Cultura
Juscelino Kubitschek, o presidente que fundou Brasília - Divulgação/TV Cultura

Neste sábado, 02, às 22h30, a TV Cultura exibe mais um episódio da série documental inédita 'JK, O Reinventor do Brasil'. Englobando um grande projeto da emissora brasileira, que conta exposições em capitais e a venda de uma fotobriografia, a produção resgata a trajetória do presidente Juscelino Kubitschek, que governou o Brasil entre 1956 e 1961, e fundou Brasília.

'JK, O Reinventor do Brasil' conta com quatro episódios, exibidos sempre aos sábados, às 22h30. Com direção de Jarbas Agnelli e roteiro de Fernando Rodrigues, a série aborda do nascimento a morte trágica e misteriosa do presidente.

Fábio Chateaubriand Borba, o idealizador da série, 'JK, O Reinventor do Brasil' conta com um formato capaz de chamar atenção. "Apostamos numa linguagem pop, com narração em estilo de podcast, com o intuito de chamar a atenção dos mais jovens, que ainda não conhecem o Juscelino", explica Chateaubriand.

Episódios

O primeiro episódio, exibido no último sábado, mostrou a infância de JK em Diamantina e também a formação em Medicina em Belo Horizonte e os passos iniciais dele na carreira política. 

Já o segundo episódio mostrará o momento em que JK chega à Presidência da República e também os desdobramentos da Revolta de Jacareacanga, o movimento de oficiais da Aeronáutica no sul do Pará para impedir que ele assumisse o poder.

Juscelino Kubitschek, o presidente por trás da modernização do Brasil;

"Este é um grande projeto da emissora, que além de ir ao ar pela TV, deverá ser usado como material histórico em escolas e universidades. Condiz com a missão da Cultura, de levar conhecimento ao público, com uma linguagem moderna e atrativa", explica José Roberto Maluf, o presidente da Fundação Padre Anchieta.