Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / USP

USP aparece em ranking entre as 150 melhores universidades do mundo

Ao todo, o Brasil conta com 18 instituições de ensino superior entre as mil melhores do mundo

Redação Publicado em 15/08/2023, às 14h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de praça localizada na USP - Divulgação/USP
Imagem de praça localizada na USP - Divulgação/USP

No ranking de Xangai de melhores universidades do mundo, divulgado recentemente, a Universidade de São Paulo (USP) apareceu entre as 150 melhores instituições do mundo. Na liderança da lista, encontra-se a universidade norte-americana Harvard.

Assim como em 2022, o ranking elaborado desde o ano de 2003 pela empresa independente Shanghai Ranking Consultancy, teve entre os dez primeiros lugares oito universidades dos Estados Unidos, sendo elas Harvard, Columbia, Stanford, MIT, Princeton, Berkeley, Chicago e CalTech. Nos dois lugares restantes, se encontravam as universidades de Cambridge e Oxford, ambas britânicas. 

Com relação à USP, quando se trata de disciplinas específicas, a instituição se encontra, no mundo, em 15ª em Odontologia e 45ª em Matemática. A Universidade Estadual Paulista (Unesp), também brasileira, agora se encontra entre as 400 melhores universidades, enquanto a Universidade de Campinas (Unicamp) se encontra entre as 500 melhores, caindo na lista quando comparado com o último ano.

Segundo repercutiu o portal de notícias do UOL com informações da RFI, ao todo, o Brasil conta com 18 instituições de ensino superior entre as mil melhores do mundo.

Diversas medalhas

O ranking de Xangai possui seis critérios considerados, podendo citar, por exemplo, o número de medalhas Nobel e Fields entre professores e alunos de pós-graduação e o número de pesquisadores mais citados em sua disciplina ou com publicações em revistas científicas, como a Nature e a Science.