Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pintura

O debate em torno da pintura de Maria Madalena vendida por £30 mil

A pintura foi atribuída a um pintor anônimo e adquirida pelo curioso valor de 30 mil libras

Redação Publicado em 25/10/2023, às 18h08 - Atualizado às 18h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A pintura de Maria Madalena - Domínio Público
A pintura de Maria Madalena - Domínio Público

Uma pintura adquirida por 30 mil libras, sob a crença de ser obra de um discípulo anônimo de Leonardo da Vinci, foi reavaliada por especialistas e revelada como uma criação do renomado mestre italiano Rafael.

A obra, um retrato de Maria Madalena, foi colocada à venda por uma galeria de arte em Londres. Inicialmente, os curadores não deram grande valor à sua procedência. Para se ter ideia, um colecionador francês anônimo adquiriu a pintura, apesar de estar em estado precário quando a comprou.

[Colocar ALT]
A obra intitulada 'Maria Madalena' - Crédito: Domínio Público

Após uma análise detalhada, uma equipe de especialistas franceses e italianos determinou que a obra era, de fato, uma peça da alta Renascença de Rafael, cujas obras alcançam valores milionários no mercado. Em 2012, um desenho do artista, intitulado “Cabeça de um Jovem Apóstolo,” foi vendido por quase £30 milhões.

Os especialistas acreditam que o retrato representa Chiara Fancelli, esposa de Pietro Perugino, o professor de Rafael. Perugino teria usado o desenho inicial feito por Rafael para criar sua própria pintura baseada nele. O colecionador disse:

"Quando vi pela primeira vez uma foto dele (do quadro) na internet, esta Santa Maria Madalena imediatamente me impressionou. Quando chegou, foi ainda mais comovente, embora estivesse muito sujo".

Reavaliação

Após suspeitar da atribuição da galeria, ele procurou um especialista para verificar sua origem. Constatada a autoria de Rafael, o colecionador expressou o desejo de que a obra seja exibida em um museu, conforme o portal O Globo.

No entanto, apesar da reavaliação, alguns críticos e especialistas ainda permanecem contrários em relação às conclusões, com um relatório da publicação de arte italiana Finestre Sull’Arte apontando razões para considerar a obra como uma criação de Pietro Perugino.