Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

21 filhos em 2 anos: A intensa rotina de Kristina e Galip Ozturk

“Eu posso dizer uma coisa, meus dias nunca são entediantes”, brinca Kristina

Fabio Previdelli Publicado em 14/11/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kristina e Galip Ozturk junto a seus filhos - Divulgação/Instagram/@batumi_mama
Kristina e Galip Ozturk junto a seus filhos - Divulgação/Instagram/@batumi_mama

A partir de informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, a demógrafa Ana Amélia Camarano e a socióloga Daniele Fernandes — pesquisadoras do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) — descobriram que, num período de dez anos (2004 - 2014), o número de lares de casais que não possuem filhos saltou de 13,5% para 18,8%.

No mesmo período, consequentemente, o número de casais com filhos recuou de 54,8% para 44,8%, o que reflete uma tendência global: a taxa de fecundidade mundial está caindo bruscamente. 

Segundo um estudo publicado na revista científica The Lancet, em 2020, feita por pesquisadores da Universidade de Washington, ao menos 23 países terão suas populações reduzidas pela metade até 2100 — muito em virtude do maior acesso das pessoas aos métodos contraceptivos, além, é claro, das famílias passarem a ter um entendimento maior sobre controle financeiro e os gastos necessários para cuidar de mais um ser. 

Porém, esses fatores vão na contramão do que aconteceu recentemente com o casal Kristina e Galip Ozturk, que tiveram 21 filhos em dois anos. Saiba mais!

1, 2, 3, 4, 5… 21+2

Natural de Batumi, na Geórgia, a jovem Kristina ganhou fama mundial ao mostrar seu cotidiano nas redes sociais ao cuidar de 23 filhos. Entre março de 2020 e julho deste ano, a russa e o marido, o milionário Galip Ozturk, pagaram cerca de um milhão de reais para que mães de aluguel gerassem filhos para eles. 

Para ajudar a cuidar das crianças, segundo relata matéria publicada pelo The Sun, o casal gasta anualmente 522 mil reais com o salário de 16 babás, que trabalham ‘sem parar’ para cuidar dos bebês

As funcionárias possuem um cronograma contínuo de quatro dias de trabalho para duas folgas semanais na sequência. Além de morarem na residência da família, em quartos perto ao das crianças, elas também possuem uma área própria, onde podem cozinhar, caso assim queiram. 

Além dos 21 novos pequenos, o casal também mora com Victória, de 6 anos, filha de um relacionamento anterior de Kristina; além de um dos nove filhos mais velhos que Galip teve. O que totaliza 23 crianças. 

Elas são, por ordem de idade: Mustafa, com 1 ano e sete meses; Mariam, Alisa e Ayrin, de um ano e meio; Hasan e Judi, que são um mês mais novos; Harper, Teresa e Huseyin, de 16 meses; Anna e Isabella, com 15; Ahmet, Ismail e Mehmet com 14; seguidos por Kristina e Ali, nascidas um mês depois; Lokman e Sara tem um ano cada; Galip tem 11 meses; Olívia nove; e, fechando a lista, Judy, que nasceu em agosto. 

Apesar da aparente ‘loucura’ diária, Kristina contou, em entrevista ao site Fabulous, que de uma coisa ela não pode reclamar jamais: “Eu posso dizer uma coisa, meus dias nunca são entediantes”, brinca. 

Estou com as crianças o tempo todo, fazendo todas as coisas que as mães normalmente fazem. A única diferença é a quantidade de filhos. Cada dia é diferente, desde o planejamento dos horários dos funcionários até as compras para a minha família", explica. 

Seu Instagram, a rede social que ela usa para falar sobre seu cotidiano, está prestes a bater a marca dos 200 mil seguidores. Em seu perfil, o @batumi_mama, a russa mostra seus filhos brincando, se alimentando e até mesmo as ocasiões onde eles saem para passear. 

Na rede, aliás, conforme conta o The Sun, a mulher abriu recentemente uma sessão para responder algumas dúvidas dos seus seguidores, explicando melhor como funciona sua rotina. 

A alimentação dos pequenos, durante a semana, é feita separadamente dos pais, já que Galip chega tarde do trabalho e eles desejam que seus filhos criem bons hábitos. "Costumamos alimentar as crianças nas horas certas e depois janto com o meu marido mais tarde.”

“Nos fins de semana, comemos juntos, passamos o tempo sozinhos o máximo possível, por isso o domingo é um dia de folga no perfil do Instagram, para que possamos ser apenas uma família, longe de olhares curiosos", completa. 

As babás também possuem um cronograma especial. "Durante o dia, claro, uma babá específica é responsável por uma criança específica. Mas durante a semana as babás se revezam", diz. 

Questionada se é possível “passar um tempo de qualidade” com tantos filhos assim, Kristine é direta. "Temos um vínculo especial com cada criança. Desejo que todos os pais possam passar todo o tempo com seus filhos, porque isso é a coisa mais importante na vida.”