Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Fidel Castro

A entrevista de Fidel Castro com Marília Gabriela: 'Servirei à revolução em qualquer lugar'

Em 1990, durante uma visita ao Brasil, Fidel Castro, presidente cubano, deu entrevista à jornalista Marília Gabriela; relembre!

Éric Moreira Publicado em 27/02/2024, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fidel Castro em entrevista com Marília Gabriela - Reprodução/Vídeo/YouTube/@JornalDaBand
Fidel Castro em entrevista com Marília Gabriela - Reprodução/Vídeo/YouTube/@JornalDaBand

Figura história controversa no século 20, Fidel Castro é considerado herói revolucionário por uns, e um tirano por outros. Ele foi um dos líderes da Revolução Cubana (1953 - 1959), e governou a República de Cuba com primeiro-ministro, entre 1959 e 1976, e depois no cargo de presidente, de 1976 a 2008.

Politicamente, Fidel Castro era nacionalista e marxista-leninista. Foram estes princípios que direcionaram os caminhos da revolução ocorrida em Cuba no século passado, liderada pelo próprio Castro e pelo revolucionário argentino Ernesto Che Guevara.

+ De mochileiro da América a disfarces: 8 fatos pouco conhecidos sobre Che Guevara

Fotografia com Che Guevara e Fidel Castro, respectivamente, lado a lado / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Inserida em um contexto de Guerra Fria (1947 - 1991), a Revolução Cubana se colocou contra os valores daquele que sairia vencedor do conflito, os Estados Unidos capitalista.

Por isso, no século passado, a figura de Castro foi frequentemente atacada por nações e símbolos da direita, isso sem mencionar as acusações envolvendo repressão, perseguição e até de que Cuba vivia uma ditadura, na época.

Em meio a tudo isso, em 1990, Fidel Castro realizou uma visita ao Brasil e forneceu uma rara entrevista à jornalista e apresentadora de televisão Marília Gabriela, no programa 'Cara a Cara', da Band. 

Esforço do povo

Quando questionado por Gabriela sobre o que aconteceria após sua morte, visto que Fidel era como uma espécie de "história viva de Cuba", o revolucionário aponta que centralizar a revolução nele não é o certo:

Dessa maneira, você individualiza em mim um esforço que foi feito por muita gente, o esforço de todo um povo. Se tudo isso acabar, eu deveria ser mandado para o inferno, um lugar mais ou menos digno para onde se deve mandar um indivíduo tão inapto e tão incapaz a ponto de pensar que pode construir uma obra social e uma obra revolucionária através de um esforço pessoal."

A isso, Castro acrescenta que acreditava que a revolução era "obra de todo um povo, feita por todo um povo, e defendida por todo um povo como uma mãe ou um pai defende seus filhos."

+ Polêmico líder cubano: Há 96 anos, nascia Fidel Castro

Fidel Castro / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Revolução continuada

Ainda durante conversa com Marília Gabriela, Fidel Castro afirma que, em Cuba, o talento do povo era desenvolvido. "E não só o talento técnico e científico, mas também o talento político", afirma.

E temos jovens maravilhosos que podem continuar a hora da revolução. E enquanto meu coração funcionar, meu cérebro trabalhar, e eu puder mover um dedo, serei soldado da revolução, servirei à revolução em qualquer lugar", conclui Castro.
Fidel Castro em 2004 / Crédito: Getty Images

Fidel Castromorreu no dia 25 de novembro de 2016, em Havana, Cuba, aos 90 anos, vitimado por causas naturais.