Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Paternidade

A história real emocionante que inspirou o filme 'Paternidade'

Conheça a história de Mattew Liz e Maddy Logelin, que serviu de inspiração para o filme 'Paternidade'

Maria Paula Azevedo, supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/08/2023, às 19h01 - Atualizado em 15/08/2023, às 19h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução/Twitter/DiscussingFilm - Cena do filme "Paternidade"
Reprodução/Twitter/DiscussingFilm - Cena do filme "Paternidade"

Em 24 de março de 2008, os americanos Matthew e Liz Logelin receberam a sua filha Madeline, que nasceu algumas semanas prematura, mas com saúde. Pouco mais de um dia após o nascimento de Maddy, Liz faleceu em decorrência de uma embolia pulmonar, deixando Matthew para criar a filha sozinho. 

A história desta família, que inspirou o filme 'Paternidade' (2021), foi mostrada na Tela Quente, no canal Globo. Dirigido por Paul Weitz e estrelado por Kevin Hart, o longa apresenta a jornada de Matthew na criação de Maddy, após o falecimento de sua esposa.

Além de Hart, a produção também conta com Lil Rel Howery, Alfre Woodard e DeWanda Wise, cujos personagens acompanham Logelin, enquanto ele lida com a perda do amor de sua vida, sua nova realidade como um pai solteiro e aprende a buscar auxílio na rede de apoio a medida que Maddy cresce. 

A história da família Logelin foi registrada pela primeira vez por Matthew em seu blog pessoal, inicialmente com um post alegre, ao compartilhar que “Madeline está aqui!”, mas poucas horas depois a felicidade desapareceu, dando lugar a textos sobre luto e dificuldades na criação de um bebê recém-nascido, conforme repercutido pela revista Time. 

Com um fluxo constante de postagens, vieram as respostas de outros pais que se encontravam em situações parecidas, o que aumentou ainda mais a comunidade que cercava a família Logelin. Em 2011, Matthew escreveu um livro de memórias chamado: “Two Kisses for Maddy: A Memoir of Loss & Love”, onde ele compartilha sua história de vida, desde o seu casamento até os acontecimentos mais recentes em sua vida com Maddy

A família Logelin

Matthew e Liz se conheceram ainda adolescentes e encararam um relacionamento a distância durante a faculdade e a pós-graduação, que se estendeu entre a Califórnia e Chicago, até que se casaram em 2005, quando já completavam quase 12 anos de relacionamento. Poucos meses após a compra de uma casa em Los Angeles, na Califórnia, Liz descobriu que estava grávida.

Em seu livro Matthew relata a gestação conturbada e lembra que Liz teve de ficar em repouso no hospital por muitas semanas até o nascimento de sua filha:

À noite, quando ficava tarde e as visitas da equipe do hospital se tornavam menos frequentes, Liz e eu fantasiávamos sobre nosso futuro com nossa filha. Liz falou sobre viajar pelo mundo, comprar sapatos e bolsas, viagens de mãe e filha para manicure, pedicure e massagens, e chá da tarde na sempre tão elegante Huntington Library.”, relembrou Matthew em seu blog “Two Kisses for Maddy”.

Porém, Liz não chegou a realizar seus sonhos. Poucas horas depois do nascimento de Maddy, ela tentou levantar da cama de hospital, mas sentiu tontura e desmaiou poucos segundos depois. Matthew, que foi levado para fora do quarto pelos enfermeiros, relembrou o que passou pela sua cabeça naquele momento:

De repente, percebi. Ela ia morrer, hoje, aqui neste hospital. E ela nunca iria segurar seu bebê”, contou Matthew em seu blog. 

Liz faleceu em decorrência de uma embolia pulmonar, que consiste na súbita restrição de uma artéria do pulmão. Segundo a Weill Cornell Medicine, faculdade de medicina em Nova York, as embolias são uma das complicações mais graves e mais comuns que afetam gestantes e puérperas em nações desenvolvidas. 

O poder da escrita

O blog de Matthew foi ao ar durante a gestação de Liz, como uma forma de manter amigos e familiares atualizados. Quando sua esposa faleceu, o espaço virtual passou a ser um meio para desabafar suas angústias e dificuldades como pai solteiro e viúvo. Sua honestidade lhe conectou com inúmeros estranhos, que frequentemente deixavam mensagens de apoio ao luto, conselhos de paternidade e até desabafos daqueles em situações similares. 

O blog cresceu ao ponto de Matthew e Maddy realizarem aparições na televisão, o que possibilitou a criação da Fundação Liz Logelin, que da assistência financeira a viúvos e viúvas com família jovens. Ele afirma que o apoio que recebido lhe fortaleceu e a fundação foi a maneira que encontrou para retribuir:

Tão forte e grande era a comunidade que se formou espontaneamente ao nosso redor que parecia não apenas natural, mas necessário aproveitar o força dessa rede e transformá-la em algo que poderia ajudar a aliviar a dor e aliviar a carga sentida por viúvas e viúvos com filhos em todos os lugares.”, explicou Matthew.
Matthew e Maddy - Reprodução/Twitter/TarizSolis

O filme

No projeto inicial, que consistia em um roteiro produzido pela Sony em 2015, Channing Tatum iria estrelar no papel de Matthew, mas o texto ficou na gaveta da produtora por anos, até chegar nas mãos de Kevin Hart, que resolveu protagonizar e liderar a adaptação como produtor. 

O autor do livro é um homem branco, mas, em última análise, a noção de que você pode construir sua história e criar essa experiência para pais negros que não vemos no cinema há muitos, muitos anos foi profundamente emocionante”, explicou Hart ao Insider.

Matthew e Maddy encontraram com Hart no set de “Paternidade”. E durante uma entrevista ao Kelly Clarkson Show, o autor das memórias explicou que acredita que o longa irá inspirar um número ainda maior de pessoas: 

Espero que eles se inspirem nisso e fiquem maravilhados com Kevin e sua capacidade de trazer minha experiência e meus sentimentos para a tela. Será uma grande oportunidade para as pessoas.”, concluiu Matthew durante o Kelly Clarkson Show.
Maddy e Matthew Logelin no set de "Paternidade" - Reprodução/Twitter/SJUAlumni