Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / LGBTQIAP+

Afinal, o que é uma pessoa sapiossexual?

Em meio ao reconhecimento de diferentes sexualidades, algumas ainda não são muito conhecidas; entenda!

Éric Moreira Publicado em 17/11/2022, às 22h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa com bandeira LGBTQIAP+ - Foto por Boris Štromar pelo Pixabay
Imagem ilustrativa com bandeira LGBTQIAP+ - Foto por Boris Štromar pelo Pixabay

Recentemente, em uma conversa no programa 'Mil e uma tretas', do YouTube, e apresentado por Julia Faria e Thaila Ayala, a culinarista e apresentadora de televisão brasileira Bela Gil, também conhecida por ser filha de Gilberto Gil e que vive um casamento aberto com o designer JP Demasi, revelou ser sapiossexual. 

No entanto, mesmo em meio a um contexto em que a sexualidade é discutida com maior naturalidade, sendo um tabu já superado por grande parte da população, muitas pessoas ainda desconhecem orientações sexuais diferentes daquelas que geraram, no passado, o simples termo 'LGBT' (sigla para 'gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros'). E de fato, quando se pesquisa mais sobre o assunto, alguns termos são novos para muitas pessoas — tendo em vista que hoje a sigla mais utilizada é LGBTQIAP+.

Afinal, o que é uma pessoa sapiossexual? Confira!

Bela Gil, apresentadora de televisão e filha de Gilberto Gil, que recentemente assumiu ser sapiossexual
Bela Gil, apresentadora de televisão e filha de Gilberto Gil, que recentemente assumiu ser sapiossexual / Crédito: Getty Images

Sapiossexualidade

Em meio às diferentes letras que compõem — além das omitidas — a sigla LGBTQIAP+, geralmente as pessoas pensam sempre principalmente em gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. Porém, a sexualidade humana é extremamente ampla, de forma que a sigla segue sempre se atualizando para garantir cada vez mais a inclusão daqueles que, basicamente, não são heterossexuais — por exemplo, o 'A' remete aos assexuais.

A sapiossexualidade — omitida pelo + da sigla —, por sua vez, carrega algumas características que a diferem um pouco das restantes, embora consideravelmente mais simples. Em poucas e simples palavras, uma pessoa sapiossexual nada mais é que alguém que se atrai sexualmente pela inteligência de alguém.

A confusão ao se compreender a sapiossexualidade, porém, acontece porque muitas pessoas consideram a inteligência como apenas uma característica que compõe uma pessoa, e pode fazer dela mais atraente de alguma forma. Porém, para os sapiossexuais, isso vai ainda além: a inteligência não é apenas um atributo positivo, mas sim o principal gatilho que desperta a excitação sexual, como explicado pela Super Interessante.

Bandeira da sapiossexualidade
Bandeira da sapiossexualidade / Crédito: Foto por Gherlan L. Aires pelo Wikimedia Commons

Estudos

Por mais que soe surpreendente, um estudo já foi realizado na Austrália pensando em compreender mais sobre a sapiossexualidade e como ela afeta, de fato, as pessoas. Nele, pesquisadores desenvolveram o que foi chamado de 'Questionário de Sapiossexualidade', que poderia medir, com segurança, em uma nota de 1 a 5, o nivel de atração sexual dos participantes pelo intelecto alheio.

No teste, as pessoas apenas discordavam ou concordavam de algumas frases, como "escutar alguém falar de forma extremamente inteligente me excita sexualmente". E, após isso, a maior parte dos participantes do teste não tirou notas muito altas, o que indicava que a inteligência de alguém não agia como um grande gatilho para excitação sexual.

Porém, 8% deles tirou uma nota maior que 4 no teste, o que indicava, sim, forte atração sexual pela inteligência de um possível parceiro. Porém, vale destacar, a pesquisa também explica que o nível de excitação não é paralelo ao QI da outra pessoa, visto que os 10% de indivíduos com QI mais alto também eram considerados menos atraentes.