Matérias » Esporte

Atualmente destaque nos jogos olímpicos, o skate já foi proibido em São Paulo

Até 1988, o esporte era criminalizado em São Paulo. Entenda!

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 26/07/2021, às 15h40 - Atualizado às 19h28

Kelvin Hoefler nas Olimpíadas de Tóquio 2021
Kelvin Hoefler nas Olimpíadas de Tóquio 2021 - Getty Images

A estreia da modalidade do Skate Street nas Olimpíadas de Tóquio 2021 foi marcada por vitórias significativas para o Brasil. Na categoria masculina, o atleta paulista Kelvin Hoefler deu nome e conquistou medalha de prata, sendo a primeira medalha do país nos jogos. 

Já na categoria feminina, a gigante de Imperatriz, no Maranhão, Rayssa Leal,de apenas 13 anos de idade, também conquistou a medalha de prata, tornando-se a atleta mais jovem da história do Brasil a conquistar o pódio em uma Olimpíadas.

Respectivamente: Kelvin Hoefler e Rayssa Leal / Crédito: Getty Images

 

As vitórias foram amplamente repercutidas pela imprensa nacional e internacional. No Brasil, as conquistas de Kelvin Hoefler e Rayssa Leal tornaram-se símbolos, uma vez que a prática representa muito mais do que um esporte, mas sim um estilo de vida tão presente na cultura brasileira. Contudo, embora a prática esteja conquistando o mundo, no passado já foi proibida no Brasil.

A história do skate 

No Brasil, o skate se popularizou por volta da década de 1960, até então conhecido como “Surfinho”. Já em 1974, o engenheiro químico, Frank Nashworthy, revolucionou a modalidade ao descobrir um material resistente para as rodas, que as tornaram mais rápidas e seguras. 

De acordo com o site Brasil Escola, logo este esporte conquistou os jovens brasileiros, surgindo cada vez mais adeptos da modalidade. Além disso, a primeira pista do país foi construída em 1976, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, onde um ano depois ocorreu o primeiro campeonato de pista. 

Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr. / Crédito: Divulgação / Youtube / Charlie Brown Jr.

 

Com o passar do tempo o skate foi se aperfeiçoando e os atletas passaram a incorporar novas manobras. Em questão de pouco tempo, o esporte virou um estilo de vida. 

Na música brasileira, uma das maiores precursoras foi a banda Charlie Brown Jr., que com seu estilo próprio e único revolucionou toda uma geração, influenciando diversos jovens ao redor do Brasil. No entanto, antes disso, a trajetória da modalidade no país foi regada de muitos desafios e obstáculos. 

A criminalização do esporte 

Segundo o site Torcedores.com, até 1988 a prática do skate era proibida em São Paulo. O esporte só foi descriminalizado naquele ano, quando a então prefeita Luiza Erundina liberou a prática na cidade. 

A história voltou à tona no último domingo, 25, quando a atual deputada federal pelo PSOL parabenizou Kelvin Hoefler pela conquista nas Olimpíadas de Tóquio 2021 e relembrou, ainda, em suas redes sociais, quando decretou o fim da criminalização do skate no Brasil.

Fato é: o skate é mais do que um esporte, faz parte da cultura nacional, sendo um estilo de vida para os adeptos. A inclusão dessa modalidade nas Olimpíadas representa, ainda, um importante avanço social e cultural para a sociedade moderna.


+Saiba mais sobre o tema por meio de obras disponíveis na Amazon: 

Skate: Guia passo a passo ilustrado, de Zastras Editora (2008) - https://amzn.to/3y6FNO3

O coração às vezes para de bater, de Adriana Lisboa (2013) - https://amzn.to/3x40EQr

O algoritmo da vitória: Lições dos melhores técnicos esportivos do mundo para você aplicar em seu time, sua carreira e sua vida, de José Salibi Neto (2020 ) - https://amzn.to/2CqpUtJ

Psicologia do esporte, de Dietmar Samulski (2008) - https://amzn.to/2AVENUi

Fisiologia do Esporte e do Exercício, de W. Larry Kenney, David L. Costill e Jack H. Wilmore (2020) - https://amzn.to/315r0Wd

Esportes, de Daniel Tatarsky (2017) - https://amzn.to/3hMqrqb

História dos esportes, de Orlando Duarte Figueiredo (2004) - https://amzn.to/2YVFKnC

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W