Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Carpa, palhaço e Jesus: Veja o significado de 5 tatuagens no mundo do crime

Desde os tempos antigos, o significado de tatuagens foi ressignificado nas sociedades

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/08/2023, às 17h22 - Atualizado em 27/10/2023, às 18h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tatuagens de carpa, palhaço e Jesus Cristo, comuns e com significado no mundo do crime - Reprodução/Video/YouTube/@TheWelllemes, @patrickwillians5403 e @tatuagemideal6820
Tatuagens de carpa, palhaço e Jesus Cristo, comuns e com significado no mundo do crime - Reprodução/Video/YouTube/@TheWelllemes, @patrickwillians5403 e @tatuagemideal6820

No passado, as tatuagens eram muitas vezes comuns em diferentes tipos de rituais, ou mesmo para diferenciar e designar uma função social a um indivíduo. Hoje, por sua vez, é considerada principalmente uma forma de expressão artística pessoal, sendo capaz de carregar qualquer significado que aquele que a fizer desejar.

Coincidentemente, esses desenhos na pele acabaram associados a algo em comum em várias partes do mundo: o crime. No México, existem membros de cartéis facilmente identificáveis pelo número de tatuagens no corpo; no Japão, os yakuzas. E, às vezes, cada desenho pode carregar um significado próprio.

Membros da yakuza exibindo tatuagens
Membros da yakuza exibindo tatuagens / Crédito: Foto por elmimmo pelo Wikimedia Commons

De acordo com o UOL, a tatuagem com cunho criminal é considerada, por alguns pesquisadores, uma forma de o indivíduo se identificar com outros semelhantes, a partir de códigos pré-determinados. Em outras palavras: algumas tatuagens carregam, também, significados — por vezes relacionadas a um crime que aquela pessoa cometeu.

Na última semana, viralizou no Twitter uma publicação onde é possível observar um índice de tatuagens encontradas no meio prisional brasileiro, e alguns de seus significados, que pode ser encontrado no Museu da Academia de Polícia de São Paulo (ACADEPOL)

Com isso em mente, confira a seguir 5 tipos comuns de tatuagens de se encontrar no mundo do crime brasileiro, e seus respectivos significados:

1. Carpa

Tatuagem de carpa
Tatuagem de carpa / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube/@macieltattoosp

Provavelmente, um dos exemplos mais conhecidos da lista, a carpa é especialmente famosa dentro do Brasil, como sugestão de que a pessoa possua algum envolvimento com o crime. Isso porque ela é encontrada em muitos membros do PCC (Primeiro Comando da Capital), a maior facção criminosa do país e de toda a América Latina.

A carpa por si só possui um significado antigo, dentro da cultura oriental, como um símbolo de prosperidade. No mundo do crime, especificamente, ainda pode ser distinguida de outra forma: se o peixe estiver apontado para cima, o indivíduo está em ascensão ou já possui uma posição de respeito.

2. Palhaço

Tatuagem de palhaço
Tatuagem de palhaço / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube/@macieltattoosp

Provavelmente, a escolha de um palhaço não possui inspiração nos artistas circenses que nos fazem rir; mas talvez, no Coringa, da DC Comics. Isso porque esse símbolo indica que o sujeito possui relação direta com assaltos, quadrilhas, mas é principalmente associada a matadores de policiais.

Além disso, o desenho ainda pode trazer mais detalhes: se carregar lágrimas pretas, seus amigos foram mortos por criminosos rivais; se forem vermelhas, foram mortos por policiais.

3. Saci

Tatuagens de Saci
Tatuagens de Saci / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube/@curiosooficial4937

Personagem clássico do folclore brasileiro, o Saci também é uma figura bastante associada ao mundo do crime. Aqueles que o registram, muitas vezes eram criminosos ligados ao tráfico de drogas, geralmente usuários que controlam o preparo e a distribuição dos produtos.

Além do mais, vale acrescentar que esse tipo de desenho pode ser encontrado em diferentes partes do corpo, geralmente nos braços ou barriga.

4. Bruxo/mago

Tatuagens de mago
Tatuagens de mago / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube/@victortatuadorostentacao9401 e @lau123tattoo

Outro tipo de tatuagem bastante comum de se encontrar em presídios é a de um bruxo/mago/feiticeiro. Esta, no caso, é utilizada por aqueles que se identificam como especialistas em assaltos à mão armada, contra estabelecimentos comerciais, bancos, caixas eletrônicos... Ou seja, envolvendo grandes quantias.

Além disso, também carrega um segundo significado bem mais assustador, e possui uma relação com o ser representado: estes homens geralmente lidam bem com explosivos.

5. Jesus Cristo

Tatuagem com imagem de Jesus Cristo e duas armas
Tatuagem com imagem de Jesus Cristo e duas armas / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube/@canaldocalveira739

Por fim, vale mencionar que é bastante comum a representação de figuras de cunho religioso na pele de criminosos. No caso específico do Brasil, só as opções de figuras referentes ao cristianismo já são extremamente diversas.

Porém, aqueles que tatuam o ídolo máximo do catolicismo, Jesus Cristo — aquele julgado pelos homens, de acordo com a liturgia —, geralmente não estão envolvidos com simples reuniões semanais na igreja. Em vez disso, são pessoas ligadas a latrocínios e homicídios. Quando no peito, o indivíduo tem relação com os crimes; nas costas, com proteção.