Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Isabella Nardoni

Caso Nardoni: 5 coisas para saber antes de assistir ao documentário

Netflix lança nesta quinta-feira, 17, uma produção documental a respeito do chocante crime brasileiro ocorrido em 2008

Redação Publicado em 15/08/2023, às 16h06 - Atualizado em 17/08/2023, às 10h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Isabella Nardoni - Divulgação / Facebook
Isabella Nardoni - Divulgação / Facebook

Há 15 anos, em 29 de março de 2008, a pequena Isabella Nardoni, de apenas 5 anos, foi jogada do sexto andar de um prédio na Zona Norte da cidade de São Paulo.

Segundo identificado por uma investigação posterior, seu pai, Alexandre Nardoni, foi o responsável por jogar a criança de janela minutos após Anna CarolinaJatobá, sua madrasta, a ter asfixiado. Antes disso, a pequena também teria sido espancada

O episódio brutal de violência chocou o Brasil, e recebeu uma grande repercussão midiática na época. Nesta quinta-feira, 17, a Netflix lançou um documentário a respeito do crime trazendo depoimentos dos familiares de Isabella e também de especialistas. 

Antes de assistir à produção, relembre alguns pontos-chave do Caso Nardoni


1. Acusação e condenação

Em março de 2010, a justiça brasileira condenou Alexandre a 31 anos e um mês de prisão pelo homicídio de sua filha, enquanto Ana Carolina Jatobá recebeu uma sentença de 26 anos e oito meses. 

Foi determinado que o homem precisava cumprir 14 anos de regime fechado antes de poder se habilitar para o semiaberto (em que o criminoso pode ter as saídas temporárias), enquanto, para a madrasta da vítima, eram 11 anos.


2. Madrasta solta e pai preso

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá em entrevista para o Fantástico na época do caso / Crédito: Divulgação/TV Globo/Fantástico

Conforme informado pelo G1, Jatobá progrediu para o semiaberto ainda em 2017, e entrou no regime aberto em junho deste ano.

Destro deste sistema, o condenado pode cumprir sua pena fora da penitenciária. Assim, ele tem permissão para estudar e trabalhar durante o dia, desde que algumas regras sejam seguidas, e à noite deve retornar para um endereço autorizado pela Justiça.  O pai de Isabella, por sua vez, entrou no semiaberto em 2019, o que segue até hoje. 


3. Tentativa de censura

De acordo com informações da revista Rolling Stone, a família de Alexandre Nardoni tentou, no passado, impedir a realização de produções a respeito do assassinato da pequena Isabella. A alegação por trás disso seria que essas iniciativas trariam sofrimento para o homem e para Anna Carolina Jatobá.

Assim, para evitar possíveis censuras, o documentário produzido pela Netflix teria sido elaborado em sigilo. 


4. A mãe de Isabella hoje

Isabella com a mãe, Ana Carolina Oliveira / Crédito: Divulgação 

Após ser anunciada a soltura de Jatobá em vista da progressão para o regime aberto,Ana Carolina Oliveira, a mãe da falecida Isabella Nardoni, deu entrevistas à imprensa desaprovando o desdobramento. 

Não tenho muito o que falar. Triste a decisão. Lamentável saber que nossa lei dá esses direitos (...) Eu sabia que essa hora iria chegar, mas nunca estamos preparados", comentou na ocasião, de acordo com o G1. 

Hoje, a mulher tem 39 anos, é casada e possui dois filhos (um menino e uma menina). Além disso, trabalha em um banco. 


5. Como estaria Isabella hoje

 Em 2022, o artista digital Hidreley Dião usou uma combinação de programas de edição de imagem e tecnologias de inteligência artificial para simular como seria o rosto de Isabella Nardoni se ela não tivesse sido assassinada aos 5 anos. Na época de sua iniciativa, ela teria 19 anos caso ainda estivesse viva.

Confira abaixo a homenagem, que também mostrou como estariam os rostos de outras crianças que tiveram suas vidas ceifadas ainda na infância