Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arqueologia

Como o Exército de Terracota foi redescoberto?

O impressionante legado do primeiro imperador da Dinastia Qing inclui mais de 8 mil estátuas

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/05/2021, às 09h43 - Atualizado em 17/06/2022, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia dos guerreiros de terracota - Pixabay
Fotografia dos guerreiros de terracota - Pixabay

Na China ancestral, assim como em muitos outros lugares, havia a crença de que era possível levar consigo bens da vida mortal para o outro lado quando se era enterrado junto a eles. 

Foi por isso que Qin Shihuangdi, o primeiro imperador da Dinastia Qin, começou a construir seu mausoléu logo que subiu ao trono, quando tinha apenas 13 anos de idade. Isso porque aquilo que queria levar para sua existência após a morte necessitava de muito tempo e dedicação para ser construído - era um exército inteiro. 

Como estava em uma posição privilegiada de governante, Qin pôde satisfazer seu desejo grandioso, e o resultado disso foi uma construção tão impressionante quanto as sete maravilhas, que reúne mais de 8 mil guerreiros feitos de terracota. Ele juntou-se ao seu exército em 210 a.C, quanto tinha 49 anos. 

Tumba sem igual 

Segundo repercutido por uma matéria da Revista Época, a coleção surpreende não apenas por seu tamanho, mas por seus detalhes. Cada estátua, além de ser em tamanho real (que varia entre 1,72 e 2 metros de altura) tem suas próprias características. 

Os traços físicos e as expressões variam, fazendo com que cada guerreiro tenha um rosto único, e seja possível até mesmo tentar adivinhar as personalidades dos membros do exército com o qual o imperador marchou para a outra vida, baseando-se na maneira como alguns sorriem, e outros têm até mesmo ares mais sérios.

No passado, os soldados eram pintados, mas a ação do tempo fez a maior parte da tinta que os cobria desaparecer. Ainda de acordo com a Época, a coloração era feita com ingredientes como sangue de animais e clara de ovos. Um outro detalhe é que os guerreiros são acompanhados por cavalos e réplicas de armas feitas de madeira. 

Para criar esse verdadeiro monumento deixado pela Dinastia Qin, foram necessárias 700 mil pessoas e 38 anos, conforme registrado pelo historiador Sima Qian. A dedicação dos trabalhadores pode ser percebida não apenas por sua atenção aos detalhes, mas também em sua técnica.

Descoberta acidental 

O exército de terracota sumiu no solo, e apenas foi redescoberto em 1974. 

Fotografia do galpão que protege as esculturas da ação do clima atualmente / Crédito: Wikimedia Commons

O achado arqueológico sem precedentes começou com um simples acaso: um camponês da cidade de Xi’an furava o chão para fazer um poço artesanal, quando acabou encontrando um fragmento de cerâmica. Então, decidiu informar as autoridades da região, que enviou arqueólogos para explorarem o local. 

Para a enorme surpresa dos especialistas, as escavações passaram a revelar um sem-fim de intrincadas estátuas de soldados, arqueiros e generais acompanhados de seus cavalos e veículos bélicos de terracota. Hoje, o monumento já ocupa 200 metros quadrados, mas ainda não foi completamente explorado. 


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W