Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Perfume

De Cleópatra a Peste Negra: O que você encontra no museu do perfume em Gramado

Na cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, o Fragram apresenta diversas curiosidades históricas sobre a importância do perfume no mundo; confira quais!

Isabelly de Lima Publicado em 03/02/2024, às 09h00 - Atualizado às 14h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fachada do museu e loja Fragram (esq.) e uma veste da Peste Negra exibida no local (dir.) - Reprodução / Isabelly de Lima
Fachada do museu e loja Fragram (esq.) e uma veste da Peste Negra exibida no local (dir.) - Reprodução / Isabelly de Lima

Através da história, muitos líderes ficaram conhecidos, como Napoleão Bonaparte, Dom Pedro I para os brasileiros e até mesmo a Cleópatra, rainha. Mas você já imaginou como era conviver com essas pessoas? Será que elas eram vaidosas ou até mesmo higiênicas?

Apesar de ser um detalhe um tanto quanto curioso, a ideia de se lavar com frequência nem sempre foi algo comum, como nós conhecemos atualmente, afetando até mesmo cortes inteiras. Inclusive, algumas delas costumavam se perfumar com diversas colônias para evitar o banho.

Essa e outras dúvidas você poderá esclarecer no museu do perfume, o Fragram, localizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. É possível conhecer informações sobre a importância da perfumaria no Brasil e no mundo, reunindo uma seleção de itens curiosos que nos fazem embarcar em uma aventura olfáctica e histórica. Veja o que você pode encontrar no Fragram:

Poder do perfume

Com entrada gratuita, os visitantes do museu, ao entrarem, já podem conhecer um pouco sobre a história do perfume no mundo e sua relação com alguns líderes mundiais.

Ornamentada com itens egípcios, a primeira sala exibe um vídeo informativo. Suas paredes contam o poder da fragrância na sociedade daquele tempo, que sempre foi conectada com a vaidade.

Sala dedicada aos grandes impérios antigos, como o Egito e a Grécia - Reprodução / Isabelly de Lima

Antigas sociedades, como no Egito e na Grécia, sempre tiveram o lado vaidoso aflorado por um motivo até mesmo religioso. Em suas crenças, alguns deuses (egípcios e gregos) estavam diretamente ligados à vaidade e à beleza. Outro fator é o processo de embalsamento, que necessitava de opções para disfarçar o cheiro do cadáver.

Logo, esses povos usavam óleos e perfumes, tal como tinham atos consideráveis de higiene, fazendo com que até mesmo as oferendas aos deuses tivessem incensos e velas aromáticas — claro, tudo adaptado ao período mencionado.

Indústria consolidada

Além de evidenciar outros momentos em que o perfume foi importante para a História, através de uma linha do tempo, alguns itens curiosos são encontrados no local. Um deles compreende a réplica de uma veste do período da Peste Negra, que aconteceu entre 1346 e 1353, dizimando um terço da população europeia.

Usada pelos 'doutores da peste', a roupa evidencia como os médicos contavam com uma mistura aromática a fim de se “protegere” da peste ao visitar pacientes.

Coleção de frascos no Fragram - Reprodução / Isabelly de Lima

O museu ainda mostra como, através dos anos, as fragrâncias viraram um comércio e como o mercado reagiu a esse novo setor, que tanto foi inspirado em cortes reais. Isso, desde os pequenos vendedores de fragrâncias aromáticas até os grandes impérios da perfumaria, como as marcas de Coco Chanel e Christian Dior.

O museu também exibe como a indústria brasileira se tornou uma potência no mercado da perfumaria, com exemplares de marcas famosas no país. A coleção de frascos do Fragram reúne cerca de 700 vidros dos mais marcantes perfumes da história, incluindo talcos e frascos de óleos de cheiro.

O local ainda explica, de maneira dinâmica, como as especiarias que compõem os perfumes famosos são extraídas e de onde elas vêm.

Com pequenos tubos ligados a uma corda, o visitante pode puxar o frasco que contém uma pedra aromatizada com o cheiro de cada especiaria, resultando em 20 cheiros diferentes para você experimentar.

Tubos contendo especiarias para os visitantes sentirem o cheiro - Reprodução / Isabelly de Lima

Produtos

Além de ensinar sobre a história do perfume, o Fragram também possui sua própria fábrica de cosméticos, e no mesmo local conta com uma loja que vende todos os seus produtos originais.

Veganos e 100% brasileiros, a Fragram disponibiliza para vendas perfumes, tanto em spray quando sólido, sabonetes, cremes, body splashes, itens de maquiagem e também fragrâncias para perfumar casas e veículos.

Loja de produtos da própria Fragram - Reprodução / Isabelly de Lima

Em suas colônias, a marca gaúcha ainda se preocupa em manter a tradição do local, usando também matérias-primas derivadas de produtos regionais como a uva da Serra Gaúcha e a erva-mate. O museu e a loja ficam localizados no Loteamento Tirol, no Portico, em Gramado, com visita gratuita das 9h até às 17h.