Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Do sucesso a melancolia: O triste fim dos Três Patetas

Apesar do enorme sucesso que fizeram durante décadas, os membros do grupo tiveram dias finais conturbados

Fabio Previdelli Publicado em 18/08/2020, às 10h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Curly, Moe e Larry, Os Três Patetas - Divulgação
Curly, Moe e Larry, Os Três Patetas - Divulgação

No início dos anos 1920, o grupo de comédia americano The Three Stooges — conhecidos no Brasil como Os Três Patetas — começaram a fazer muito sucesso por seus engraçadíssimos shows de curta-metragem.

Marcados pela comédia pastelão e pela encenação, o trio esteve em atividade por quase 50 anos — eles pararam somente em 1970. Nesse tempo, o grupo protagonizou 190 curtas somente para a Columbia Pictures, e virou uma verdadeira febre que marcou gerações.

Apesar de Moe, Larry e Curly serem a versão mais conhecida dos Três Patetas, nem sempre foi assim, afinal, Os Três Patetas já contou com a participação de seis atores diferentes.

Mas o que aconteceu com cada um deles? Confira nossa lista e descubra:

1. Shemp Howard:

Shemp Howard fez parte da primeira formação do grupo e chegou a estrelar o longa "Soup to Nuts" (1930), da Fox Film Corporation. Porém, dois anos depois, Shemp decidiu que seguiria carreira solo e acabou sendo substituído pelo seu irmão mais novo Curly Howard.

Shemp Howard / Crédito: Wikimedia Commons

Quando Curly sofreu um grave problema de saúde, em 1946, Shemp voltou a ocupar a vaga de terceiro pateta, que anos depois foi ocupada por Joe Besser.

Shemp faleceu em 22 de novembro de 1955, ao sair com seus amigos para assistir uma luta de box, um de seus passatempos favoritos. Na ocasião, ao deixar do antigo Hollywood Legion Stadium, ele decidiu pegar um táxi para voltar para casa. Porém, no veículo, sofreu um ataque fulminante. Shemp Howard tinha 60 anos.


2. Curly Howard

Como já dito anteriormente, Shemp deixou o grupo em 1932 para fazer carreira solo e sua vaga foi ocupada pelo seu irmão mais novo Curly Howard. Para muitos críticos e fãs do grupo, Curly foi o mais engraçado e popular do trio, o que o levou a ter muito destaque na época.

Porém, após 12 anos de sucesso ao lado de Moe e Larry, Curly sofreu um derrame cerebral em 6 de maio de 1946, enquanto estava sentado na cadeira do diretor Jules White esperando ser chamado para filmar.

Curly Howard / Crédito: Wikimedia Commons

Nos últimos anos, ele já havia passado por inúmeros problemas de saúde, já tendo sofrido inúmeros derrames — dos quais muitos atribuem ao fato dele suportar constantes golpes na cabeça durante as gravações que, segundo Moe, “eram tão reais como pareciam”.

Após sofrer diversas internações devido a suas hemorragias cerebrais, Curly chegou a ficar parcialmente paralisado e, por consequência, acabou tendo que usar cadeira de rodas. Seu estado nunca melhorou e ele faleceu em 18 de janeiro de 1952, aos 48 anos, após sofrer uma hemorragia massiva cerebral.


3. Moe Howard

Moses Harry Horwitz, popularmente conhecido como Moe Howard, ficou conhecido como o líder dos Três Patetas. Como o próprio sobrenome já sugere, ele realmente era parente de Curly e Shemp Howard — mais precisamente eles eram irmãos.

Moe Howard / Crédito: Wikimedia Commons

A carreira de Moe e Shamp como Patetas começou em 1922, quando eles se reencontraram com Ted Healy e formaram o grupo teatral Ted Healey and His Stooges (Ted Healey e seus Patetas, em tradução livre) que, apesar de algumas interrupções, esteve junto por quase 10 anos.

Moe era um fumante compulsivo e esse seu vício lhe acompanhou por boa parte de sua vida adulta. Como consequência disso, o ator acabou falecendo em 4 de maio de 1945, aos 77 anos, de câncer no pulmão, após ter sido internado uma semana antes no hospital Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles.


4. Larry Fine

Comediante e violinista, Larry estreou no grupo em 1925. Ao lado de Moe, que além de seu parceiro se tornou um grande amigo, eles foram os únicos a permanecerem fixo no grupo desde que Os Três Patetas estrearam no cinema.

Sua entrada no grupo ocorreu após ele desenvolver um show onde fazia uma dança russa ao tocar violino. Esse espetáculo foi um dos grandes motivos que chamou a atenção de Ted Healy, que logo o convidou para fazer parte de Ted Healy and his Stooges.

Larry Fine / Crédito: Wikimedia Commons

Sua carreira acabou em 9 de janeiro de 1970, quando Os Três Patetas trabalhavam em uma nova série que chamaria Kook's Tour (A Turnê dos Birutas). Naquele dia, ele sofreu um derrame que paralisou todo o lado esquerdo de seu corpo o que lhe impossibilitou de atuar.

Com isso, se mudou para a Woodland Hills, uma comunidade de aposentadoria para atores do cinema, onde passou os últimos cinco anos de sua vida. Em 24 de janeiro de 1975, aos 72 anos, Larry faleceu em decorrência de alguns derrames que sofreu nos meses anteriores.


5 e 6. Joe Besser e Joe DeRita

Em 1956, com a saída de Shemp Howard, o comediante Joe Besser assumiu seu lugar e estrelou 16 filmes ao lado de Moe e Larry. Apesar do sucesso que tinha antes do grupo, em seu tempo como Pateta o trio foi considerado apenas sombra do que foram em outros tempos. Joe faleceu de insuficiência cardíaca em 1 de março de 1988, aos 80 anos de idade.

DeRita, Moe e Larry / Crédito: Wikimedia Commons

Já estando familiarizados com o trabalho de DeRita, Moe e Larry o convidaram para fazer parte do grupo em 1959 e ele prontamente aceitou. Por ser fisicamente parecido com Curly, lhe foi pedido que raspasse a cabeça. Assim surgia "Curly Joe", que permaneceu até o fim do grupo. Joe DeRita faleceu de pneumonia em 3 de julho de 1993, nove dias antes de seu 84º aniversário.


+Saiba mais sobre Hollywood por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Hollywood: 131, de Charles Bukowski (1998) - https://amzn.to/2UXDWKe

Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr

O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2ViwOqO

Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets (Edição Inglês), de Kenneth Anger (1981) - https://amzn.to/2RurMWU

O livro do cinema, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2VeOS52

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W