Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Recorde

Famosa na televisão: Quem é a menor mulher do mundo?

Com apenas 62,8 centímetros, uma mulher indiana possui o título de menor mulher do mundo e já fez participação em série famosa; confira!

Isabelly de Lima Publicado em 16/03/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A pequena Jyoti Amge, a menor mulher do mundo - Reprodução / Guinness World Records
A pequena Jyoti Amge, a menor mulher do mundo - Reprodução / Guinness World Records

Nascida em 16 de dezembro de 1993 em Nagpur, uma cidade central na Índia, Jyoti Amge, desde cedo, destacou-se por seu tamanho. Diagnosticada com acondroplasia, uma forma de nanismo, ainda na infância, Jyoti jamais ultrapassaria uma certa estatura.

Segundo sua mãe, Ranjana, aos cinco anos, tornou-se evidente que o crescimento de Jyoti estava comprometido por esse distúrbio genético, explica o site do Guiness World Records. Apesar disso, ela frequentou a escola ao lado de crianças de estatura regular, recebendo adaptações como uma mesa e cadeira adequadas ao seu tamanho diminuto.

Aos quatro anos, Jyoti já chamava a atenção do mundo ao aparecer no programa Bikkuri Chojin 100 Special No.2 da Fuji TV, em 2009. Medida pelos médicos do programa, sua estatura foi registrada em apenas 61,95 cm, confirmando-a como a adolescente viva mais baixa do mundo na época.

A pequena Jyoti tem apenas 62,8 centímetros - Reprodução / Instagram / @jyoti_amge

Apesar de sua estatura notável, Jyoti irradiava uma personalidade alegre e aspirações como qualquer outra adolescente. Apaixonada por moda e maquiagem, ela nutria o sonho de se tornar atriz. Sua crescente notoriedade abriu portas para oportunidades no mundo do entretenimento, incluindo aparições em videoclipes e documentários.

Reconhecimento oficial

O reconhecimento de seu recorde pelo Guinness World Records (GWR) em 2011 proporcionou-lhe uma sensação de validação e autoestima. "Conseguir este disco me fez sentir melhor comigo mesma", reconheceu Jyoti ao portal do Guiness na época. "Sinto-me popular, especial e importante".

Em seu 18º aniversário, em 16 de dezembro de 2011, Jyoti conquistou outro título do GWR: o de mulher viva mais baixa do mundo em mobilidade. Sua estatura foi medida meticulosamente em diferentes momentos do dia, resultando em uma média de 62,8 cm, fazendo com que ela “tomasse” o título de sua antecessora, a americana Bridgette Jordan, de 69 cm de altura.

Com a fama, vieram também as oportunidades de viajar para o exterior e explorar o mundo. “Eu adoraria viajar para Londres e ver o mundo diferente de lá”, revelou ela na entrevista ao Guiness em 2011. “Eu adoraria atuar em filmes”, completou na lista de desejos, segundo o livro dos recordes. 

Desejo realizado

Felizmente, ela conseguiu realizar esses sonhos ao longo dos anos, participando de programas de televisão e até mesmo buscando papéis em séries de sucesso. Em 2012, além de suas participações como convidada em diversos programas de televisão, ela também teve a oportunidade de participar do Bigg Boss, a versão indiana do famoso reality show Big Brother.

A atriz como Ma Petite em 'American Horror Story' - Divulgação / FX

Ao se inscrever para o papel de Ma Petite na série "American Horror Story" em 2014, Jyoti desafiou estereótipos e afirmou que pessoas de estatura pequena também podem brilhar no mundo da atuação.

Pessoas como eu podem ser pequenas em estatura, mas também podem atuar", afirmou ela à ABC News naquele ano. "As pessoas normais não devem subestimar as pessoas pequenas".

Em 2013, ela também conheceu o homem mais baixo de todos os tempos, Chandra Bahadur Dangi, de 54,6 cm. Ambos foram reunidos para celebrar o lançamento o Guinness World Records 2013, a 57ª edição do livro anual. O evento foi o marco da primeira vez na história que o homem e a mulher mais baixos do mundo se encontraram pessoalmente.

A jornada de Jyoti Amge é um testemunho de determinação, resiliência e superação de desafios, mostrando que todos podem ser aquilo que quiserem — incluindo uma estrela de TV.