Matérias » Paleontologia

Fóssil de dinossauro de 180 milhões de anos é encontrado na China

Descoberta impressionante foi intitulada como “tesouro nacional”

Penélope Coelho Publicado em 08/06/2021, às 10h30

Esqueleto de dinossauro descoberto na China
Esqueleto de dinossauro descoberto na China - Divulgação/AsiaWire

Na última segunda-feira, 7, o jornal Daily Mail deu a notícia de uma surpreendente descoberta na China. Na ocasião, pesquisadores encontraram um esqueleto de dinossauro basicamente completo, durante uma escavação. As informações também foram repercutidas pelo Metro, Global Times e Times Now. 

De acordo com os especialistas envolvidos na pesquisa, o esqueleto é gigante e mede cerca de oito metros de comprimento.

O fóssil datado de 180 milhões de anos atrás, do Período Jurássico, é provavelmente um Lufengosaurus, um grande dinossauro herbívoro.

Sabe-se que agora, as equipes planejam realizar uma escavação de emergência para resgatar o fóssil, já que de acordo com a reportagem, o local em questão corre risco de erosão no solo.

A descoberta, que aconteceu em Lufeng, foi considerada um marco e intitulada como um “tesouro nacional” pelas autoridades chinesas.

Isso acontece não somente por sua raridade, mas, também pelo achado de traços minerais do gigante animal, que os especialistas acreditam que estava presente no sangue do dinossauro.

Esse aspecto chama atenção de pesquisadores de todo o mundo, contudo, não é a primeira vez que descobertas relacionadas a esse tipo de evidência acontecem na Ásia.

Descoberta inovadora 

No ano de 2017, especialistas em Taiwan encontraram proteínas antigas que datam de 195 milhões de anos, dentro de um osso de dinossauro. As informações foram divulgadas pela BBC na época.

Na ocasião, o grupo de especialistas usou uma técnica inovadora para identificar proteínas em fósseis, sabe-se que esse tipo de identificação já havia sido feita anteriormente.

Porém, a técnica era realizada através da dissolução dos ossos do dinossauro. Dessa vez, os especialistas encontraram uma maneira de prosseguir com as pesquisas sem danificarem o fóssil.

Uma seção de costela  do animal, que mostra um canal vascular apresentando partículas escuras de hematita que provavelmente vieram do sangue / Crédito: Divulgação/ Robert R. Reisz

 

O método realizado a partir de exames nos vasos sanguíneos de um Lufengosaurus de 195 milhões de anos — que também havia sido encontrado na China — ajudou a fornecer novas informações sobre a biologia dos dinossauros.

Ou seja, a técnica permitiu que os cientistas identifiquem assinaturas químicas presentes em uma amostra a fim de identificarem proteínas e outros restos orgânicos, sem destruir o fóssil e nem contaminá-lo. 

Através de uma espectroscopia infravermelha, os pesquisadores encontraram fragmentos de colágeno e proteínas preservados dentro das paredes dos vasos sanguíneos do dinossauro.

Conteúdo químico retirado da costela de um dinossauro Lufengosaurus / Crédito: Divulgação/ Robert R. Reisz

 

De acordo com um dos pesquisadores envolvido no estudo, Stephen Brusatte, a descoberta de tal método sem destruição do esqueleto “abre caminhos inteiramente novos para estudar os dinossauros”.

“Você realmente pode preservar proteínas microscópicas moles dentro dos ossos de dinossauros por dezenas ou centenas de milhões de anos", finalizou.

Confira a pesquisa completa da Nature Communications aqui


+Saiba mais sobre dinossauros através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Ascensão e queda dos dinossauros: Uma nova história de um mundo perdido, Steve Brusatte (2019) - https://amzn.to/300XCj3

O guia completo dos dinossauros do Brasil, Luiz E. Anelli (e-book) - https://amzn.to/2ZXPXSR

Dinossauros, John Long (2013) - https://amzn.to/2ZYVZ5C

Tudo sobre Dinossauros, Luciano Campelo (2017) - https://amzn.to/3gLdfBl

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W