Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Mahalia Jackson

‘A História de Mahalia Jackson’: Veja o que aconteceu com a estrela que inspirou o filme

A cinebiografia da artista será exibida hoje, 13, na Tela Quente; confira curiosidades sobre a cantora gospel!

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 13/11/2023, às 15h58 - Atualizado em 14/11/2023, às 19h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mahalia Jackson na vida real e Danielle Brooks como a cantora no filme - Wikimedia Commons, com atribuição de Creative Commons e Divulgação / Hulu
Mahalia Jackson na vida real e Danielle Brooks como a cantora no filme - Wikimedia Commons, com atribuição de Creative Commons e Divulgação / Hulu

Na última segunda-feira, 13, a TV Globo exibiu, no quadro Tela Quente, o emocionante filme “A História de Mahalia Jackson” (“Remember Me: The Mahalia Jackson Story”, no título original). A produção foi lançada em 2022 e conta a vida da cantora gospel norte-americana que também foi uma ativista pelos direitos civis.

No elenco, estão Danielle Brooks como a protagonista, a cantora Ledisi também vivendo a protagonista quando mais nova, Janet Hubert como a tia de Mahalia, Duke,Corbin Bleu como Cab Calloway e outros grandes astros, tais quais Vanessa Williams e Keith David.

Danielle Brooks como a cantora gospel - Crédito: Divulgação / Hulu

Produzido por Robin Roberts, a trama narra a ascensão de uma das figuras mais importantes e famosas dos Estados Unidos. O legado de Mahalia é sobreviveu décadas após sua morte, mas nem todos sabem quem foi a icônica mulher. Confira algumas curiosidades para entender melhor quem foi Mahalia Jackson:

A religiosidade

Com apenas 4 anos de idade, Mahalia começou a cantar na Igreja Batista Mount Moriah, em Nova Orleans e se mudou para Chicago quando adolescente. Lá, ingressou na Igreja Batista Greater Salem e se tornou membro dos Johnson Gospel Singers.

A cantora fez sucesso com esse tipo de música. A canção “Move On Up a Little Higher”, de 1947, se tornou o seu hit. A música vendeu milhões e foi adicionada ao Registro Nacional de Gravações.

Depois disso, Mahalia passou a se apresentar mais vezes, e até em shows noturnos, o que rendeu vários álbuns gravados.

A cantora Mahalia Jackson - Crédito: Wikimedia Commons, com atribuição de Creative Commons

Modo empresária

Antes de alcançar a fama, Mahalia inaugurou seu próprio estabelecimento de beleza e floricultura, conforme registrado em sua biografia. Em determinado período, desempenhou o papel de lavadeira.

Ao longo de quatro décadas de carreira, ela lançou diversos álbuns e até mesmo protagonizou um programa televisivo na CBS.Para além de sua presença musical, Mahalia também marcou presença no filme de 1959, "Imitação da Vida".

Amiga de MLK Jr.

Destacando-se como uma figura ativa no movimento pelos direitos civis,Mahalia participou da marcha em Washington, entoando "I Been 'Buked and I Been Scorned" ("Eu Tenho Sido Odiado", em tradução livre) a pedido de Martin Luther King Jr., com quem mantinha uma amizade próxima.

Após o assassinato de King em 1968, Mahalia prestou homenagem ao líder cantando em seu funeral, de acordo com o portal Hollywood Life.

A cantora e ativista Mahalia Jackson, que foi amiga de Martin Luther King Jr. - Crédito: Wikimedia Commons, com atribuição de Creative Commons

Últimos dias

Os últimos anos da vida de Mahalia foram marcados por diversos problemas de saúde, culminando em seu último espetáculo em Munique, em 1971.

Ela veio a falecer aos 60 anos, em 27 de janeiro de 1972, vítima de um ataque cardíaco. Embora tenha sido casada duas vezes, encontrava-se divorciada no momento de seu falecimento, sem deixar herdeiros.

“A História de Mahalia Jackson” será exibido hoje na Tela Quente, às 23h15, logo após a novela “Todas as Flores”. Confira o trailer do filme: