Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arte

A grande revolução artística: os 99 anos da Semana da Arte Moderna

Artistas das mais diversas formas de expressão se reuniram para realizar exposições, conferências e palestras, propondo uma nova forma de se fazer arte

Giovanna Gomes Publicado em 06/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguns dos ilustres nomes que marcaram o Modernismo - Wikimedia Commons
Alguns dos ilustres nomes que marcaram o Modernismo - Wikimedia Commons

A chamada Semana de Arte Moderna mostrou novos horizontes e tendências que foram trazidas por artistas que entraram em contato com vanguardas como o cubismo e o realismo ao realizar viagens para fora do país.

O evento que deu origem à primeira fase do Modernismo, - movimento ao qual pertencem obras como o Abaporu, de Tarsila de Amaral e Samba, de Di Cavalcanti -, ocorreu entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922.

O evento

No grande evento ocorrido No Teatro Municipal, em São Paulo, foram realizadas conferências e palestras, as quais reuniram grandes artistas e apreciadores da arte.

Entre as principais ideias do movimento estavam a liberdade de expressão e críticas aos padrões impostos. Mudanças relacionadas à linguagem, por exemplo, era uma proposta do novo movimento que ganharia vida.

Assim, de acordo com o site da Escola Britannica, os artistas propuseram a incorporação dessas ideias nas produções nacionais com o objetivo de valorizar as expressões artísticas brasileiras. 

Teatro Municipal de São Paulo / Crédito: Divulgação

A Semana de 22 contou com exposições de pintura e escultura, além de música, literatura e poesia. Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Vítor Becheret, Anita Malfatti e Sérgio Milliet foram alguns dos maiores destaques do evento. Heitor Villa-Lobos, que seria considerado um dos maiores músicos brasileiros e o mais conhecido compositor de toda a América Latina, também marcou presença no evento.

Símbolos

O marco inicial do Modernismo foi a publicação de Pauliceia Desvairada, livro de poesias importante do autor Mário de Andrade, no qual foram estabelecidas as novas características da escrita modernista.

Alguns dos artistas que participaram da Semana de 22 / Crédito: Wikimedia Commons

Outro importante símbolo foi a revista Klaxon. O veículo desempenhou um papel fundamental na época, uma vez que divulgou cada uma das ideias daqueles artistas que revolucionariam a produção cultural brasileira.

Recepção 

De início, a exposição não agradou à crítica. Isso porque aquelas propostas eram diferentes ao tipo de arte que as pessoas estavam acostumadas a ver. Mesmo artistas famosos como Monteiro Lobato, teceram duras críticas ao movimento. Tratava-se de um grande rompimento com as bases da arte já conhecida, uma verdadeira revolução.

Com o tempo, o evento passou a ser valorizado e considerado fundamental para o desenvolvimento da arte brasileira.

A Semana da Arte Moderna foi tão importante que, mais tarde, serviria de inspiração para outros movimentos. O Tropicalismo, um dos mais importantes movimentos brasileiros, é um exemplo. Também o teatro, o cinema, entre outras expressões artísticas beberam dessa fonte inovadora.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

1. Poesias reunidas, de Oswald de Andrade (2016) - https://amzn.to/2VpJHkg

2. Tarsila popular, de Vários Autores (2019) - https://amzn.to/2HZVQ7S

3. Box Obras de Mário de Andrade, de Mário de Andrade (2017) - https://amzn.to/32ruyAE

4. De Anita ao museu: o Modernismo, da primeira exposição de Anita Malfatti à primeira Bienal, de Paulo Mendes de Almeida (2015) - https://amzn.to/38XHd0B

5. Melhores Poemas Menotti del Picchia, de Menotti del Picchia (2004) - https://amzn.to/393Wg8W

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W