Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Segunda Guerra

A história obscura de Shiro Ishii, o "Josef Mengele" japonês da Segunda Guerra

Enquanto os anos se passavam, Ishii ia crescendo na sua carreira e nadando com a onda nazi-fascista, chamando a atenção de todos pelas suas pesquisas com bactérias

Giovanna de Matteo Publicado em 28/11/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
General Shiro Ishii - Getty Images
General Shiro Ishii - Getty Images

Shirō Ishii nasceu em 15 de junho de 1892 e se tornou um grande cirurgião, formado pela faculdade de medicina na Universidade Imperial de Kyoto. Em 1921, foi chamado para o Exército Imperial Japonês para trabalhar na ala médica militar, adquirindo o título de Cirurgião do Exército.

Enquanto os anos se passavam, Ishii ia crescendo na sua carreira, chamando a atenção de todos pelas incríveis pesquisas com bactérias, da qual costumava cultivar em seu laboratório como se fossem "animais de estimação".

Em 1928, acompanhando a grande onda nazi-fascista que crescia na Europa e no Mundo dado as conquistas do comando de Hitler da Alemanha Nazista, Ishii decidiu partir para o Ocidente, por onde ficou dois anos defendendo o seu programa de pesquisa sobre armas biológicas e guerra química, e os efeitos e desenvolvimento das mesmas a partir da Primeira Guerra Mundial.

Naquele outro mundo tão distante do Oriente, o cirurgião japonês conseguiu um apoio impressionante, e pelo seus êxitos científicos ganhou o patrocínio de Sadao Araki, que na época ocupava o cargo de ministro do Exército Japonês. Além disso, suas ideias também atraíram o rival do ministro, o general Tetsuzan Nagata, que após a guerra foi acusado como o "apoiador mais ativo" de Ishii, através dos julgamentos de crimes de guerra de Khabarovsk.

Em 1935, já em meio a Segunda Guerra Mundial, da qual o Japão participou ao lado do Eixo, Shirō Ishii recebeu um cargo de alto escalão de Cirurgião Sênior do Exército de Segunda Classe.

Um ano depois, ele receberia então a chefia da Unidade 731, um órgão secreto de experimentos para pesquisas e desenvolvimentos de um projeto de guerra biológica e química do Exército Imperial Japonês. O local era conhecido oficialmente como o Departamento de Prevenção de Epidemia e Purificação da Água.

Um dos prédios da Unidade 731. / Crédito: Wikimedia Commons

Ali Ishii ficou responsável por guiar os experimentos, que se assemelharam aos de Josef Mengele, médico nazista de Auschwitz. Seus funcionários realizavam experiências violentas com pessoas vivas, que iam desde a criação de ratos contaminados com a peste bubônica usados para a infecção dos indivíduos, até a gravidez forçada, indução de ulceração por frio, e vivissecções abertas com pouca ou nenhuma medicação anestésica.

No final da guerra, Ishii planejava atacar a costa oeste dos Estados Unidos, que lutava entre os Aliados. O seu esquema consistia em infestar aquela região super populosa do país americano com pulgas infectadas com a bactéria Yersinia pestis. O seu projeto ficou conhecido como Operação Cherry Blossoms at Night.

General Shiro Ishii. / Crédito: Wikimedia Commons

Porém, o plano foi abolido antes de ser executado, por conta da queda do Eixo e a rendição do Japão, que aconteceu em 15 de agosto de 1945, marcando o fim da Segunda Guerra Mundial.

Com a derrota, o governo japonês tentou esconder as atrocidades que aconteciam nas instalações da Unidade 731, porém a falcatrua foi descoberta pelos estadunidenses, que ao invés de denunciarem e julgarem o caso por crimes de guerra, os envolvidos receberam imunidade secreta em troca de informações coletadas durante os experimentos com humanos. Shiro morreu aos 67 anos, devido a um câncer na laringe em 1959.


+Saiba mais mais sobre a Segunda Guerra através das obras disponíveis na Amazon:

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/2RdWQeu

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Lgur3l

Guerra: O horror da guerra e seu legado para a humanidade, de Ian Morris (2015) - https://amzn.to/37RGL3M

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial (2017) - https://amzn.to/2LgFw4z

O Essencial da Segunda Guerra Mundial (2014) - https://amzn.to/37VuICC

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du