Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Hollywood

Jimmy Stewart: participação em guerras e o auge em clássicos de Hollywood

Conheça a trajetória do famoso ator americano Jimmy Stewart, que atuou durante a chamada Era de Ouro do filmes de Hollywood

Giovanna Gomes Publicado em 14/01/2021, às 13h00 - Atualizado em 01/03/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jimmy Stewart foi um dos maiores atores de Hollywood - Pixy
Jimmy Stewart foi um dos maiores atores de Hollywood - Pixy

Jimmy Stewart foi um dos maiores atores do cinema norte-americano, tendo atuado durante a chamada Era de Ouro de Hollywood. Sempre versátil, interpretou diversos papeis. De heróis a pessoas comuns, militares, políticos entre muitos outros. O talento era nítido. Ao longo de sua carreira de mais de cinco décadas, atuou em 75 filmes dos mais variados gêneros.

Ele ainda construiu uma importante carreira no exército americano, tendo lutado na Segunda Guerra Mundial e também na Guerra do Vietnã.

James Maitland Stewart nasceu em Indiana, no estado da Pensilvânia, em 20 de maio de 1908. Ele jogou futebol na Mercersburg Academy, onde também teve seu primeiro contato com a atuação, tendo participado de peças teatrais. Entretanto graduou-se em outra área: estudou arquitetura na Universidade de Princeton.

Após a faculdade, Jimmy entrou para um grupo de teatro conhecido como University Players, dirigido por Joshua Logan. Nessa época, ele ganhou um papel como motorista em um teste pré-Broadway de um espetáculo chamado "Goodbye Again".

Ainda que tenha proferido uma única frase: "A Sra. Belle Irving vai ficar dolorida pra caramba" e ficado apenas 3 minutos em cena, o ator conseguiu impressionar o público e a crítica.

O ator Jimmy Stewart / Crédito: Pixabay

No mesmo ano, Stewart foi para Nova York, onde atuou na peça "Carrie Nation". A partir de então, ele passou a participar de diversos espetáculos da Broadway até que, em 1935, um caçador de talentos do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer conseguiu um papel no filme "Homem Assassino", o qual viria a ser o primeiro de muitos ao longo de sua carreira.

Participação em guerras

No ano de 1941, Stewart tentou se alistar no Exército durante a Grande Guerra. De início foi rejeitado por estar abaixo do peso, mas depois de uma intensa dieta para engordar, realizou uma nova tentativa e foi finalmente aceito.

Ele se tornou piloto de avião licenciado e entrou para o Army Air Corps. Já em 1943, foi até a Europa como comandante de um esquadrão de bombardeiros da Oitava Força Aérea e retornou para os Estados Unidos em 1945 como coronel. 

Em 1949, Stewart casou-se com Gloria Hatrick MacLean, com quem teve duas filhas: Kelly e Judith. Ele tinha ainda dois filhos de um casamento anterior chamados Michael e Ronald, sendo que este último foi morto na guerra do Vietnã em 1970.

Ator consagrado

Em 1941, Jimmy ganhou um Oscar pelo filme "The Philadelphia Story". Na ocasião, seu pai, Alex Stewart, ligou para ele da Pensilvânia às 4 da manhã dizendo: "Ouvi dizer que você ganhou algum tipo de prêmio. O que era, uma placa ou algo assim?" perguntou. "Bem, de qualquer maneira, é melhor você trazê-lo aqui, e nós o colocaremos na vitrine da loja."

Cena do filme It's a Wonderful Life (A felicidade não se compra, no Brasil) / Crédito: Pixy

Porém, o auge da carreira de Stewart viria a ocorrer na década seguinte, nos anos 1950, quando recebeu prêmios do Festival de Cinema de Veneza, da New York Film Critics e da pesquisa Film Daily em 1959 por sua atuação em "Anatomy of a Murder". Nessa época, ele ainda foi indicado ao Oscar por "Harvey" e "It's a Wonderful Life".

O ator serviu ao exército américano / Crédito: Pixabay

Até mesmo o ex-presidente Ronald Reagan chegou a sentir a morte do artista. Em comunicado divulgado após a morte do ator, ocorrida em 1997, Reagan declarou: "Ficamos contentes que em 1983 tivemos a chance entregar a ele as honras do Kennedy Center e em 1985 a Medalha Presidencial da Liberdade. Como sempre, ele aceitou ambos com graça e humildade."

Mas seu sucesso não se limitava apenas ao mundo da atuação. Em 1989, ele publicou um livro de poemas de sua autoria que vendeu mais de 300.000 cópias.


+Saiba mais sobre Hollywood através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Os Mais Famosos Atores de Hollywood: 1940 a 1960, de Americo Luis Martins da Silva - https://amzn.to/2r4cTQT

Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets, de Kenneth Anger - https://amzn.to/2PzVDNs

Bling Ring. A Gangue de Hollywood, de Nancy Jo Sales - https://amzn.to/2WziytV

Tragic Hollywood, Beautiful, Glamorous And Dead, de Jackie Ganiy - https://amzn.to/336Vm8P

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du