Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

A lenda urbana que fez roteiristas de 'Caverna do Dragão' darem fim a mistério

Anos depois de uma lenda urbana ganhar visibilidade, o roteiro do episódio final finalmente foi revelado

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 30/03/2023, às 17h26 - Atualizado em 03/01/2024, às 15h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Caverna do Dragão' - Divulgação / Vídeo / YouTube
Cena de 'Caverna do Dragão' - Divulgação / Vídeo / YouTube

Originalmente transmitida nos Estados Unidos pela rede de televisão CBS, o desenho da 'Caverna do Dragão' conseguiu fãs no mundo inteiro, incluindo o Brasil, por sua trama para lá de criativa, contando com fantasias, magia e batalhas. Feita pela Marvel em parceria com a japonesa Toei Animation, sua produção acabou sendo interrompida na terceira temporada.

Como não completavam um arco sequencial, cada episódio mostra uma aventura com começo, meio e fim, de forma que os episódios pudessem ser vendidos para emissoras do mundo todo e fossem reprisados o quanto fosse necessário. Dessa forma, os episódios que foram transmitidos e compilados em DVDs nunca tiveram um começo, meio e fim, angariando a atenção para um final que nunca existiu.

Tal buraco, entretanto, permaneceu um mistério por mais de uma década, visto que a interrupção se deu em 1986, sem nenhuma explicação ao espectador — fato que caiu como uma luva para conspiracionistas criarem uma lenda urbana sobre um final macabro do seriado animado, que ganhou muita popularidade no final do século passado.

A tal lenda urbana começou a ser amplamente compartilhada pela internet em fóruns e via e-mail no final da década de 1990, e conta que, após um acidente na montanha‑russa, Hank e seus amigos não passaram para outra realidade, mas, na verdade, morreram no brinquedo e estavam presos, por toda a eternidade, restando o inferno.

Cena de 'Caverna do Dragão' / Crédito: Divulgação / Vídeo / YouTube

Dada as diversas formas do diabo, os combates violentos e abusos atravessados pelos grupos seriam todos planejados pelo demônio, sempre com a promessa de retorno a Terra. Por isso, ele supostamente aparecia como Mestre dos Magos, mas também incorporava o Vingador, dando as trilhas dos caminhos mais sofridos e sempre tendo vantagem de combate contra os jovens, supostamente iludidos com o retorno.

A verdade sobre o final

No ano de 1999, o jornalista brasileiro Pablo Miyazawa recebeu o tal enredo final do e-mail e, aproveitando o advento da internet, conseguiu contato com algumas das pessoas envolvidas na produção e roteiro originais de 'Caverna do Dragão'.

Ao contrário do propagado, Pablo não apenas descobriu que a lenda era uma mentira descabida, negada inclusive pelo criador Gary Gygax, como foi também o primeiro a descobrir como seria o final real, revelado de maneira inédita pelo roteirista Michael Reaves. O escritor revelou haver um projeto, intitulado 'Requiem', que daria fim ao enredo dos protagonistas na terceira temporada, mas ficou engavetado devido ao corte.

De acordo com Reaves, o tal episódio começava com o vilão Vingador debochando dos jovens ao encontrá-los sem o Mestre dos Magos, apontando que estariam perdidos sem o mentor. Com isso, propõe um desafio valendo a chave de retorno à Terra, porém, em caso de derrota, faleceriam. O grupo não responde. 

Durante o aguardo, eles transitam procurando o mentor, dando de cara com uma Hydra (cobra gigante) que obriga uma luta cansativa pela sobrevivência. Durante o combate, o Mestre ressurte, mas não os ajuda, apontando que o problema foi arranjado por eles. O grupo se chateia e, aproveitando a decepção, o Vingador reaparece para obter resposta para o desafio.

Metade do grupo concorda, mas o restante desconfia da boa ação do vilão, gerando um impasse que posterga a resposta. O grupo segue desbravando o local e encontra uma chave num sarcófago. Esculpida com as vestimentas do vilão, a chave levanta ainda mais suspeitas. Hank e Eric iniciam um debate se deveriam descartar o item devido às características duvidosas.

Em meio à discussão, um monstro azul de tentáculos atrapalha a discussão, fazendo o grupo se unir contra a criatura. Em meio aos golpes, Hank se desequilibra e cai no abismo. O Vingador aparece, orientando ao detentor da chave para que a ferramenta fosse atirada junto ao jovem. Eric ignora a sugestão e, ao invés de jogá-la no abismo, a encaixa em uma fechadura da tumba, liberando uma forte luz.

O clarão acomete a visão de todos, que só conseguem enxergar momentos depois, visualizando diversas criaturas do reino libertadas. O grupo se mobiliza para verificar Hank na queda, mas o garoto conseguiu se salvar ao pendurar-se numa borda do abismo.

Ao ser puxado de volta, o grupo é surpreendido com Vingador, cujo corpo é fortemente iluminado de dentro para fora, se debatendo. Sua roupa maligna é substituída por um rosto jovem, que também queria ser liberto.

O Vingador vai em direção ao Mestre, com uma feição alegre, e agradece o homem com lágrimas nos olhos. O ancião, por sua vez, agradece aos jovens pela coragem e por trazer o filho de volta, revelando que o principal vilão do desenho, na verdade, era um filho amaldiçoado. No fim do roteiro, o Mestre ainda oferece a liberdade ou a permanência no reino, possibilitando a construção de uma nova temporada, com novos vilões, como planejado por Reaves.