Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Mamonas

'Mamonas Assassinas': Elenco fala sobre bastidores e ligações com a banda que marcou época

Em entrevista exclusiva ao Aventuras, atores do longa sobre os Mamonas Assassinas revelam bastidores e curiosidades da produção que estreou no último dia 28

Isabelly de Lima, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 29/12/2023, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elenco de 'Mamonas Assassinas - O Filme' - Divulgação / Imagem Filmes
Elenco de 'Mamonas Assassinas - O Filme' - Divulgação / Imagem Filmes

No último dia 28 estreou nos cinemas de todo o Brasil ‘Mamonas Assassinas – O Filme’, que retrata a maneira como os meninos originários de Guarulhos formaram a icônica banda, que leva o mesmo nome. O grupo, que faleceu em março de 1996, atingiu as paradas de sucesso muito rápido e a fama dos Mamonas pode ser considerada um fenômeno.

Durante uma conversa exclusiva com o Aventuras na História, Ruy Brissac (que vive o vocalista Dinho), Beto Hinoto (que vive seu tio da vida real, Alberto Hinoto) e Fernanda Scheiner (que interpreta Adriana, uma personagem fictícia que representa a namorada de Dinho), contaram detalhes sobre a produção do longa.

De início, o trio relatou como foram convidados para participar da produção, sendo que Ruy e Beto já participaram anteriormente de um musical sobre o grupo. Já Fernanda, contou que estava muito ansiosa pelo papel:

No meu caso, eu estava fazendo um projeto com a Valkyria, da Total Filmes. E aí, ela comentou comigo por alto que ia ter o projeto do Mamonas Assassinas. E eu já falei isso milhões de vezes. Mas eu falei pra ela, pelo amor de Deus, deixa eu ser uma árvore. Deixa eu ser qualquer coisa nesse filme. Eu quero muito, tá? Porque um dos meus maiores sonhos como atriz era estar em um filme baseado em fatos". 
Ruy Brissac e Fernanda Scheineder em novo filme - Crédito: Divulgação / Imagem Filmes

Ela ainda comentou que, apesar de não ter vivido na época em que os Mamonas fizeram sucesso, sempre gostou muito do material produzido e consumia as músicas em festas e com os amigos.

Quando recebeu a notícia positiva acerca do papel, Fernanda relatou uma grande alegria. "Aí eu fiquei muito feliz de poder trazer a Adriana. Que é uma personagem fictícia. A gente criou ela, juntando várias namoradas do Dinho. Pra poder incrementar essa história. E é muito gratificante estar fazendo parte desse projeto".

Produção familiar

Uma curiosidade sobre o longa é a forte relação do elenco com as famílias dos personagens retratados. Inclusive, o trio revelou que os familiares dos músicos originais estiveram presentes em diversos momentos da gravação, sendo Beto um parente por si próprio.

Hinoto contou como foi para ele, interpretar o próprio tio, ainda que não o tenha conhecido na vida real. "Assim, eu também não pude conhecer, né?  Porque eu nasci dois anos depois da tragédia. Mas, assim, para mim, poder estar fazendo ele, atuando, foi uma coisa meio que, sabe? Uma descoberta, assim, quando você descobre algo novo.  Você pode pesquisar mais sobre as pessoas de formas diferentes, sabe? Que foi o que eu fiz mesmo. Eu nunca tinha procurado saber sobre a vida dele. Com amigos, com família, como ele era. Era muito superficial tudo que eu via sobre ele, né? Era ele na televisão, com os meninos, ou então ele por foto, na família".

Então, dentro do projeto, eu pude me aprofundar mais nas histórias, saber como ele era, como ele aprendeu a tocar a guitarra,  pra quem ensinou, por onde ele começou, como naquela época ele conseguia fazer tudo aquilo sem ter o que a gente tem hoje, que é a internet, sabe? Pra músico, assim, que vê o Bento, sabe que ele era  um cara muito esforçado na guitarra, muito virtuoso, assim, né? Um cara muito virtuoso. Então, sei lá, tipo, poder estar fazendo ele  nesse filme me trouxe algo muito especial pra vida, sabe? O meu sonho sempre foi poder conhecer ele".
Elenco de 'Mamonas Assassinas - O Filme'/Crédito: Divulgação / Imagem Filmes

Beto, Fernanda e Ruy sempre fizeram seus trabalhos com o maior respeito possível aos integrantes originais dos Mamonas.

O que você faria?

Quando perguntados sobre o que fariam caso vissem o personagem interpretado em sua frente (claramente, de maneira hipotética), Ruy comentou sua relação com o vocalista do grupo de rock cômico. Ele apontou que essa é uma ligação complicada, pois se assemelha muito a Dinho, principalmente por ser caricato como ele. Além de serem muito parecidos fisicamente.

De acordo com Brissac, as afinidades não param por aí: "E a história de vida também, porque eu tinha uma banda de rock quando era adolescente e na persistência também de conquistar o sonho, tudo isso". Ruy ainda afirmou que pediria ajuda para Dinho na questão vocal.

"Eu falei, vamos lá, você vai ser um 'coach' agora vocal, porque o cara ali, meu, a colocação vocal dele é tudo quanto é canto, né? Ele colocava aqui, depois ele colocava ali. Depois ele aumentou. Eu já não sabia mais como fazer, assim, então eu falava, 'ô, rapaz, você tá me dando muito trabalho, então vai me ajuda nessa parte da imitação, que tem que imitar Silvio Santos. Ah, mas tem que imitar o Lula. Meu Deus do céu, que loucura é essa, né?'."

O artista é muito completo, então, ia ser maravilhoso esse 'coaching’ vocal'."

O trio ainda falou sobre momentos "sobrenaturais" que viveram nos sets de gravação. Para conferir a entrevista completacom o elenco de ‘Mamonas Assassinas – O Filme’, dê play no vídeo a seguir: