Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / 'Bem-vindos à vizinhança'

Morte de família reproduzida em 'Bem-vindos à vizinhança' é baseada em uma história real?

Mais lidas: 'Bem-vindos à vizinhança' é uma produção da Netflix inspirada em fatos; entenda o caso!

Redação Publicado em 18/10/2022, às 17h29 - Atualizado em 23/10/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Graff, responsável por assassinar a própria família em 'Bem-vindos à vizinhança' - Reprodução/Netflix
John Graff, responsável por assassinar a própria família em 'Bem-vindos à vizinhança' - Reprodução/Netflix

'Bem-vindos à vizinhança' é uma das mais novas produções da Netflix, que apresenta uma história inspirada em um caso real do passado. Na trama, a família Brannock se muda para uma residência, localizada em Westfield, Nova Jersey, e começa a receber cartas ameaçadoras de alguém que se intitula como "o Vigilante".

Quando o casal Nora e Dean Brannock — interpretados por Naomi Watts e Bobby Cannavale — decide investigar mais sobre as cartas recebidas, no entanto, se deparam com outras histórias paralelas, inclusive um crime brutal realizado na mesma residência em que vivem. Porém, o assassinato em massa, que mais parece legitimamente cinematográfico, também é inspirado em um caso real. 

John Graff

No terceiro episódio de 'Bem-vindos à vizinhança', intitulado de 'Götterdämmerung', Nora e Dean Brannock se aprofundam mais no mistério em torno das cartas anônimas e ameaçadoras que vinham recebendo. Com isso, descobrem que na residência em que vivem — para onde se mudaram pouco antes de iniciar o pesadelo que a série apresenta — ocorreu, anteriormente, um suposto assassinato em massa e suicídio.

Em paralelo, Dean conhece um homem obcecado por religião, que afirma ser inspetor de construção que trabalha com a equipe de reforma da cozinha, cujo nome é John, enquanto este preparava um sanduíche. Mais tarde, porém, a investigadora particular contratada por Dean, Theodora — interpretada por Noma Dumezweni —, lhe conta uma história sobre um homem chamado John Graff, um antigo morador da propriedade de Dean que, anos antes, perdeu seu lucrativo emprego depois de levar sua rica mãe para morar com ele, sua esposa, e seus dois filhos adolescentes.

Em um flashback da história, ainda, é possível perceber algo chocante, a princípio: o John Graff mencionado era o mesmo homem que Dean conhecera antes. Segundo a investigadora, John também acabou recebendo cartas ameaçadoras do "Vigilante", o que precedeu um crime brutal.

John Graff, personagem de 'Bem-vindos à vizinhança'
John Graff, personagem de 'Bem-vindos à vizinhança' / Crédito: Reprodução/Netflix

Em dado momento, Graff atirou em sua esposa na nuca e, mais tarde, matou sua mãe, no segundo andar da residência. Então, logo após, é possível ver ele comendo um sanduíche e tomando um copo de leite, enquanto espera que sua filha voltasse da escola — para atirar nela também — e, finalmente, viajou para o jogo de basquete de seu filho, levou-o de volta para casa e atirou nele quando eles entraram pela porta.

John List

Por mais que a descrição do crime pareça extremamente absurda, e que seria impensável até mesmo que um homem realizasse uma refeição calmamente entre um assassinato e outro, essa é mais uma das representações reais de 'Bem-vindos à vizinhança'.

O personagem de John Graff (que não existiu fora da série) é inspirado em John List, que, em 9 de novembro de 1971, matou toda a sua família, dentro de sua residência em Westfield — que NÃO era a mesma retratada na série ou na história real que inspirou a série.

Assim como Graff, List também perdeu o emprego e gradualmente esgotou as economias de US$ 200 mil de sua mãe antes de matá-la em casa, tal como sua esposa. Ele também emboscou dois de seus filhos quando eles voltaram para casa

Patricia e John List Jr., filhos de John List que foram vitimados em 1971
Patricia e John List Jr., filhos de John List que foram vitimados em 1971 / Crédito: Foto por The Springfield Union pelo Wikimedia Commons

Os corpos dos List não foram encontrados até quase um mês depois do crime, com a entrada da polícia na casa no dia 7 de dezembro, depois que os vizinhos manifestaram preocupação com a família desaparecida. No local, List deixou uma nota, indicando que ele acabou com suas vidas para protegê-los de um aumento no mal no mundo, como informado pelo site de entretenimento EW.

Então, John List fugiu e não foi capturado até que milhões de pessoas assistiram a um episódio do 'America's Most Wanted', programa de televisão estadunidense que apresenta criminosos procurados e o que fizeram, narrando seus crimes.

Na época, uma mulher viu ao episódio que falava sobre List, e disse às autoridades que seu vizinho, um contador da igreja chamado Robert Clark, parecia com o homem que ela viu no programa.

Os agentes foram à casa do homem e descobriram que Clark era, na verdade, List, que havia construído uma nova vida para si mesmo nos subúrbios da Virgínia. Ele foi preso em 1989, condenado e sentenciado a cinco penas de prisão perpétua, mas morreu em 2008, devido a complicações de uma pneumonia.