Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Muja, o jacaré que sobreviveu a inúmeros bombardeios

Atualmente, o réptil é o jacaré mais velho em todo o mundo e não foram poucas as situações de risco em que foi colocado

Caio Tortamano Publicado em 12/11/2020, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O jacaré americano Muja - Wikimedia Commons
O jacaré americano Muja - Wikimedia Commons

O zoológico de Belgrado, na Sérvia, se preparava em 1936 para receber seus mais novos hóspedes, um casal de jacarés americanos que iria compor o rico acervo de animais do local. Trazidos da Alemanha, Muja e sua companheira fêmea já chegaram no zoológico crescidos, então não se tem certeza de onde ele se origina.

Não haveria nada demais na história do réptil, se não fosse por sua história de sobrevivência. Muja, por incrível que pareça, ainda está vivo e é tido como o jacaré mais velho em todo o mundo, com mais de 80 anos de idade — isso porque ele já chegou crescido na Sérvia, então não existe certeza acerca de seu ano de nascimento. Somente no histórico Zoológico de Belgrado, foram 84 anos vividos pelo animal.

O reconhecimento e fama do jacaré não param por aí. Por ter vivido tanto tempo, o animal possui uma história e tanto, tendo sobrevivido a diferentes fases da história, inclusive sendo atingido duas vezes por bombardeios — e escapado com vida.

Segunda Guerra

Tendo chegado na Sérvia em 1936, foi somente em 1941 que a Iugoslávia — nação da qual a atual Sérvia fazia parte — foi invadida pelo Eixo, comandado pelas forças alemãs do Terceiro Reich. Nesse período da história, o país se tornou um grande foco dos ataques dos Aliados, especialmente pela proximidade com a União Soviética.

Como se não bastasse, uma guerra civil eclodiu no país com três frentes diferentes, nacionalistas sérvios que queriam retomar a monarquia, comunistas e o exército do Eixo. No centro disso tudo estava o Zoológico de Belgrado, casa de Muja e capital do país.

O local foi bombardeado duas vezes durante a Segunda Guerra, a primeira foi por membros do Eixo que avançavam no país, e o outro bombardeamento foi pelos Aliados, em 1944. Apesar da maior parte dos animais ter sido morta, Muja sobreviveu a esses ataques.

Guerra de Kosovo

Durante a década de 80, a Iugoslávia passou por momentos complicados enquanto fazia parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, e o zoológico era parte desse problema. Com grandes crises econômicas e sociais, os animais não recebiam os cuidados devidos simplesmente porque o zoológico não tinha como arrecadar.

A cidade de Novi Sad bombardeada / Crédito: Wikimedia Commons

Não bastasse isso, a região vivia um clima intenso diante do país Kosovo, que buscava seu reconhecimento como nação autônoma. Um episódio marcante desse confronto foi o bombardeio da OTAN na Iugoslávia, no ano de 1999.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte, formada pela força de diferentes países da Europa e Estados Unidos, estava ao lado do Exército pela Libertação de Kosovo, e organizou bombardeios estratégicos na capital Belgrado.

Foram dois bombardeios em massa que atingiram Belgrado e, consequentemente, o zoológico, mas não o réptil, que novamente saiu ileso dos conflitos humanos.

Atualmente

Anos depois, o único problema que Muja desenvolveu foi uma gangrena que foi rapidamente tratada em 2012, não tendo nenhuma outra doença identificada ao longo de sua vida.

Sua dieta diária consiste em 6 quilos de carne por dia, com um cardápio variado de ratos, coelhos, pássaros, carne de cavalo e bife, todos colocados bem na sua frente, já que está velho demais para caçar.


+Saiba mais sobre a Guerra Fria por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Da Guerra Fria à nova ordem mundial, de Ricardo de Moura Faria e Mônica Liz Miranda (2003) - https://amzn.to/3bXDodp

Os últimos soldados da guerra fria, de Fernando Morais (2011) - https://amzn.to/2SrHMtw

Como Começou A Guerra Fria, de Amy Knight (2008) - https://amzn.to/3dbB2aL

A desordem mundial, de Luiz Alberto Moniz Bandeira (2016) - https://amzn.to/3bWLH9k

A Questão Negra: A Fundação Ford E A Guerra Fria, de Wanderson Da Silva Chaves (2019) - https://amzn.to/2yZENBt

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W