Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / 'Na Natureza Selvagem'

Na Natureza Selvagem: O que aconteceu com o ônibus que se tornou atração perigosa?

Dirigido por Sean Penn, 'Na Natureza Selvagem' é uma adaptação cinematográfica do livro de mesmo nome de Jon Krakauer, que narra uma aventura real

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/12/2023, às 10h00 - Atualizado em 02/01/2024, às 18h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Na Natureza Selvagem' (2007) - Reprodução/Paramount Vintage
Cena de 'Na Natureza Selvagem' (2007) - Reprodução/Paramount Vintage

O 2007, o famoso ator e cineasta norte-americano Sean Penn, hoje com 63 anos de idade, chamou bastante atenção ao dirigir 'Na Natureza Selvagem.' Inspirado em livro homônimo de 1996, escrito por Jon Krakauer, ambas as obras retratam a trajetória do jovem aventureiro Chris McCandless, que passou o verão de 1992 dentro de um ônibus no estado norte-americano do Alasca, até que morreu de fome.

+ Quando Sean Penn trocou cartas com um serial killer

"Christopher McCandless, filho de pais ricos, se forma na universidade de Emory como um dos melhores estudantes e atletas. Porém, em vez de em embarcar em uma carreira prestigiosa e lucrativa, ele escolhe doar suas economias para caridade, livrar-se de seus pertences e viajar rumo ao Alasca", explica a sinopse do longa.

Por mais que a história de 'Na Natureza Selvagem' pareça um drama com aventura extrema, a verdade é que o filme é inspirado em uma história real, sendo Christopher Johnson McCandless um nome real.

Ele era um jornalista e viajante norte-americano que, de fato, morreu num ônibus abandonado no Parque Nacional Denali, no Alasca, após caminhar por dois anos sozinho na selva da região.

Infelizmente, a história de Christopher McCandless possui o mesmo desfecho trágico, com sua morte aos 24 anos. No entanto, um objeto permaneceu no mesmo local por muito tempo desde o incidente, servindo como uma importante evidência da história real: o ônibus. Mas afinal, o que aconteceu com o veículo?

+ Natureza selvagem: a última aventura fatal de Christopher McCandless

Atração turística

Também conhecido por muitos como "Magic Bus" ("Ônibus Mágico", em português), o veículo — um Fairbanks Bus 142 — atraiu diversos aventureiros ao longo dos anos, especialmente após a popularização do filme e da história de Christopher McCandless.

No entanto, o Alasca é caracterizado por climas extremos em algumas épocas do ano, o que, inclusive, foi fator notável na morte do jovem aventureiro; porém, muita gente subestimou a travessia.

De acordo com o g1, entre os anos de 2009 e 2017, autoridades precisaram realizar 15 operações de resgate relacionadas ao ônibus, segundo o Departamento de Recursos Naturais.

Porém, não pararam por aí os registros de incidentes próximos: ainda em 2020, por exemplo, um turista brasileiro, na época com 26 anos, também tentou fazer a peregrinação até o ônibus, mas precisou ser resgatado em certo ponto.

Réplica do Magic Bus utilizada nas gravações de 'Na Natureza Selvagem' / Crédito: Foto por Madeleine Deaton pelo Wikimedia Commons

O que aconteceu?

Corri Feige, comissária do Departamento de Recursos Naturais do estado do Alasca, informou em junho de 2020 que "depois de estudar o assunto, colocar vários fatores na balança e considerar várias alternativas, decidimos que o melhor seria remover o ônibus" do local, para evitar mais incidentes que poderiam, até mesmo, provocar fatalidades.

Fotografia tirada pelo próprio Christopher McCandless durante sua estadia no Alasca / Crédito: Divulgação

Então, no dia 18 de junho do mesmo ano, um helicóptero militar americano — um CH-47 Chinook da Guarda Nacional do Exército do Alasca — partiu em missão para içar o ônibus, o que foi um sucesso. Na época, foi informado que o veículo ficaria em um local seguro até que as autoridades decidissem o que fazer com o automóvel.

Entre os possíveis destinos, estava o Museu da Universidade do Alasca, em Fairbanks, que se ofereceu para abrigar o ônibus. No entanto, não se sabe exatamente onde ele está, mas apenas que segue preservado, em memória à família de Christopher.