Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

O ator de Hollywood que deserdou os filhos e a esposa do testamento

Vencedor do Oscar e símbolo da Era de Ouro de Hollywood, o destino de sua herança surpreendeu familiares

Wallacy Ferrari Publicado em 29/10/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mickey em cena de filme - Divulgação / MGM
Mickey em cena de filme - Divulgação / MGM

Joseph Yule Jr. nasceu em Nova Iorque em 1920, mas emergiu no outro lado dos Estados Unidos quando, sob o nome artístico de Mickey Rooney, se tornou uma das estrelas mais consagradas de Hollywood.

Ao longo de sua proveitosa carreira como ator e apresentador, ganhou os principais prêmios norte-americanos como o Globo de Ouro, Emmy e até mesmo um Oscar pelo conjunto da obra.

Apreciado por grandes nomes da indústria cultural, também registrou um recorde no Livro dos Recordes Guinness, ao ser o ator com mais longa carreira no palco e nas telas, visto que estreou pouco antes de completar 7 anos de idade e seguiu atuando até o último ano de vida, em 2014, participando do terceiro filme da franquia 'Uma Noite no Museu'.

Ao falecer, com 93 anos, comoveu a comunidade artística pela longevidade e bom humor até mesmo nos últimos dias de vida. Contudo, no âmbito familiar, a situação foi bem diferente, como revelaram documentos judiciais da Corte Superior do Condado de Los Angeles na época.

Mickey durante entrevista / Crédito: Getty Images

De acordo com o portal G1, o problema iniciou logo na liberação de seus restos mortais, que ficaram quase uma semana engavetados por uma disputa judicial entre seu tutor e a última das oito esposas que teve ao longo da vida, mas que já estava em processo de separação quando ele faleceu.

Testamento polêmico

Mickey concluía o processo de divórcio com Janice Rooney, deserdando não apenas a companheira de seu testamento, mas também deixando de lado os filhos de todos os relacionamentos. O patrimônio que declarou no documento era de apenas US$ 18 mil, chamando atenção dos familiares.

Mesmo com a declaração de poucos bens, todos eles tinham um fim específico; o ator destinou todo o inventário para um enteado, Mark, que junto de sua esposa, ficou responsável pelos cuidados do artista devido à idade avançada e dificuldade na mobilidade, sendo o único auxiliador junto ao tutor durante o processo de separação.

Provando tal fato documentado, o tutor de Mickey, Michael Augustine, conseguiu impedir a esposa de remover o cadáver do companheiro de um necrotério em Glendale, na Califórnia. Ela já tinha planos para uma cerimônia específica, mas o testamento provou o desacordo do próprio falecido com a cônjuge.

Augustine, por sua vez, apontou em comunicado que o ator tinha dois destinos de preferência para ser enterrado, sendo o cemitério Hollywood Forever Cemetery, em Los Angeles, ao lado de vários colegas da Era de Ouro de Hollywood, ou um cemitério destinado para veteranos norte-americanos, visto que serviu na Segunda Guerra Mundial. Por fim, ele acabou sendo sepultado no primeiro endereço sugerido.