Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Estados Unidos

O ator que foi herói durante os horrores do 11 de setembro

Atuando em grandes produções de Hollywood, ele se disponibilizou durante as angustiantes buscas no World Trade Center

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 18/12/2022, às 17h00 - Atualizado em 11/09/2023, às 09h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seta aponta para Steve Buscemi auxiliando em buscas do World Trade Center - Divulgação / Facebook / Brotherhood of Fire
Seta aponta para Steve Buscemi auxiliando em buscas do World Trade Center - Divulgação / Facebook / Brotherhood of Fire

Em 11 de setembro de 2001, o mundo parava em frente a televisão assistindo os tenebrosos ataques terroristas que acometeram pontos importantes do território dos Estados Unidos, derrubando as duas torres do World Trade Center em Nova York e parte do Pentágono com aviões sequestrados por membros da Al Qaeda.

Os ataques aos edifícios, no entanto, foram os que mais fizeram fatalidades, ultrapassando a casa dos milhares de óbitos e reunindo esforços de todo o mundo para auxiliar no resgate de corpos e possíveis sobreviventes em meio aos escombros dos prédios, anteriormente grandiosos e vistos como símbolos norte-americanos.

Entre os bombeiros locais, forças de emergência de todos os EUA e muitos outros voluntários, destacou-se uma figura mundialmente conhecida, que se uniu aos anônimos e, sem fazer alarde, disponibilizou seu tempo para ajudar nas buscas. Era Steve Buscemi, astro que, poucos anos antes do episódio trágico, havia estrelado sucessos como ‘Armageddon’ e ‘Cães de Aluguel’.

Contudo, o que poucos sabem é que, anos antes de trabalhar com grandes diretores, comoQuentin Tarantino e Michael Bay, ele compunha uma corporação do Cordo de Bombeiros de Nova York, atendendo chamados na região de Little Italy. Seus testes de aptidão para os Bombeiros iniciaram em 18 anos, mas ele entrou quatro anos depois, abandonando na década de 1980 para seguir nas artes cênicas.

Steve, sentado à esquerda, usando um capacete, auxiliando nas buscas / Crédito: Divulgação / Facebook / Brotherhood of Fire

Auxílio no 9/11

No dia seguinte a queda das torres, em 12 de setembro, Steve se apresentou à Engine Company n.º 55, local onde ele trabalhava no serviço de resgate durante a juventude e voltou como voluntário.

Usando de seus conhecimentos para vasculhar o local ao longo da semana seguinte, em turnos que ultrapassavam 12 horas de trabalho, ele recebeu equipamentos e até um uniforme para unir forças com os profissionais, como divulgou o jornal português Diário de Notícias.

O episódio marcado pela angústia por parte da população norte-americana, inclusive, é pouco comentado em entrevista pelo ator, mas foi possível salvar algumas fotografias onde Buscemi se apresenta junto do grupo de Bombeiros que auxiliava na retirada do entulho pesado. Elas foram divulgadas no grupo do Facebook da Irmandade do Fogo, entre os integrantes que estiveram presentes nas buscas.

Em uma das raras falas sobre o caso, quando a história foi tornada pública em 2013, ele explicou que a ajuda humanitária foi uma distração: "Foi extremamente útil para mim, porque enquanto trabalhava não pensava e não sentia tanto".