Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

O dia em que Silvio Santos foi comparado a Platão

Ex-presidente do Brasil comparou o famoso apresentador de TV brasileiro ao filósofo grego em 2002

Redação Publicado em 07/05/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O apresentador de televisão brasileiro Silvio Santos e um busto do filósofo grego Platão - Palácio do Planalto/Creative Commons e Marie Lan-Nguyen/Capitolini Museums/Creative Commons
O apresentador de televisão brasileiro Silvio Santos e um busto do filósofo grego Platão - Palácio do Planalto/Creative Commons e Marie Lan-Nguyen/Capitolini Museums/Creative Commons

Em seu último ano como presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso (FHC), do PSDB, assinou o Protocolo de Kyoto, da ONU, com compromissos para a diminuição da emissão de gases que causam o efeito estufa. Ele também indicou o jurista Gilmar Mendes para o Supremo Tribunal Federal, onde atua como juiz até hoje.

Além desses fatos importantes, em seu último ano de governo, FHC também deu uma declaração muito interessante, onde comparou o famoso apresentador de televisão e empresário brasileiro, Silvio Santos, com o grande filósofo grego, Platão, que estudou aos pés de Sócrates e foi professor de Aristóteles.

No dia 12 de abril de 2002, o ex-presidente discursou em uma solenidade da ABP (Associação Brasileira de Propaganda), como reportou, à época, a Folha de S.Paulo. Nesse evento, no qual Silvio Santos não estava presente, FHC prestou elogios ao dono do SBT, destacando a importância dele na comunicação brasileira.

Silvio Santos 'filósofo'

Quando Fernando Henrique Cardoso era o Ministro da Fazenda do presidente Itamar Franco, ele decidiu ir até Silvio tentar comunicar o Plano Real à população de uma maneira que fosse facilmente compreensível. FHC foi até o programa de Santos, que, segundo o ex-presidente, "deu um show de comunicação admirável" e fez o auditório todo entender a dinâmica do complexo plano monetário.

"Antes de entrar no palco, ele me perguntava infinitamente o que era aquilo, a URV [Unidade Referencial de Valor]. Será que ele não estava entendendo? Ele queria pegar a essência mais simples das coisas. Quem não estava entendendo era eu. Ele era como se fosse um Platão daqui do Brasil", discursou Fernando Henrique em 2002.

Na época, o Brasil passava por uma nova campanha eleitoral. O candidato do partido de FHCJosé Serra, perdeu as eleições presidenciais para Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT). 20 anos depois, em 2022, Fernando Henrique viria a público para apoiar a terceira candidatura de Lula à presidência.

Quem foi Platão?

Um dos principais pensadores de todos os tempos, que influencia os rumos da filosofia até hoje, Platão provavelmente viveu entre 428 e 348 a.C. Segundo o site Mundo Educação, ele é considerado o primeiro pensador idealista da história da filosofia.

Em seu pensamento, Platão diferenciava o mundo da realidade material, onde o conhecimento das coisas vem pelas vias sensíveis, é inferior e falho, do mundo das ideias, onde existe a verdade sobre as coisas, apresentadas em sua forma ideal. 

Quando FHC fez seu elogio a Silvio Santos, ele talvez estivesse se referindo à maneira como Platão apresentava suas ideias, fazendo uso da dialética, técnica de debate e retórica onde a conclusão do assunto (síntese) é encontrada por meio da análise de duas ideias opostas (tese e antítese).

Florestan Fernandes e Fernando Henrique Cardoso juntos, em 1986 - Arquivo Pessoal/Florestan Fernandes Jr.

O próprio ex-presidente Fernando Henrique Cardoso teve um papel importante no estudo da filosofia e das ciências sociais no Brasil. Sociólogo por formação, ele foi assistente do patrono da sociologia brasileira, Florestan Fernandes.