Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Mundo

Quando um par de óculos foi confundido com uma obra de arte

Em 2016, um jovem de 17 anos pregou uma peça durante uma exposição, o que lhe rendeu uma situação inusitada

Éric Moreira Publicado em 18/04/2023, às 16h59 - Atualizado em 03/11/2023, às 10h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotos tiradas por autor de pegadinha na ocasião - Reprodução/Twitter
Fotos tiradas por autor de pegadinha na ocasião - Reprodução/Twitter

Ao longo da História da Arte, a humanidade já presenciou os mais diversos movimentos e estilos de produções artísticas, de forma que, em meio a tantas transformações, muitas vezes as pessoas se perdiam, o que foi levantando cada vez mais, com o tempo, a questão: "o que é Arte?"

No Renascimento, por exemplo, que predominou a Europa entre os séculos 14 e 16, é possível notar que prezava-se bastante pelo primor técnico das pinturas, com representações extremamente fiéis às pessoas como eram, de fato, na realidade.

Todavia, em vez de se manterem sempre nas representações realistas, os artistas dos séculos 19 e 20, por sua vez, foram pioneiros em movimentos artísticos diferentes e com outros objetivos, como o Expressionismo ('O Grito', de Edvard Munch, é deste momento) ou o Cubismo ('As senhoritas de Avignon', de Pablo Picasso).

Ou seja, nota-se que a arte se encontra sempre em transformação, e a presença ou não de certos movimentos por trás da produção de alguém pode influenciar, em muito, como as pessoas enxergam aquela obra.

Outro exemplo bem maluco de movimento artístico que vale destaque, a partir dessa discussão, é o Dadaísmo. Surgido nas vanguardas europeias do século 20, foi considerado um movimento propulsor de ideias surrealistas, com um forte caráter ilógico, anti-racionalista e de protesto.

E entre os diversos exemplos que podem ser dados das mais curiosas obras dadaístas, a mais famosa e que melhor define o movimento é a 'Fonte', criada em 1917 por Marcel Duchamp. Nela, que é uma escultura, o que se vê é algo simples, mas que, novamente, é considerado, sim, arte: um urinol de porcelana branco.

E toda essa confusão em torno de obras de arte diferentonas e cheias de conceitos não só pode gerar confusão na mente de algumas pessoas, como também provocar algumas belas risadas. Com certeza o jovem TJ Khayatan, na época com 17 anos, se divertiu bastante quando, em 2016, pregou uma pegadinha inesquecível em uma série de pessoas nos Estados Unidos. 

Óculos artístico

Era 2016, quando óculos — sim, um mero par de óculos — foi colocado no chão do Museu de Arte Moderna de San Francisco, no estado da Califórnia, Estados Unidos, vários visitantes do local começaram a observar o objeto, cada vez mais de perto, até que a bomba estava plantada: os transeuntes começaram a pensar que se tratava de outra obra, conforme repercutido pelo G1 na época.

Visitante tirando foto dos óculos de TJ Khayatan, e o objeto em 'exposição'
Visitante tirando foto dos óculos de TJ Khayatan, e o objeto em 'exposição' / Crédito: Reprodução/Twitter

A brincadeira foi feita por TJ Khayatan, um jovem de 17 anos que, depois de questionar algumas outras obras curiosas expostas no museu — como um bichinho de pelúcia enrolado em um cobertor —, junto a seus amigos, decidiu por testar se qualquer objeto ali exposto chamaria atenção. Então, colocou os óculos ali e se afastou.

E de fato chamou atenção, tanto que, pouco tempo depois, os jovens se depararam até mesmo com visitantes se ajoelhando para tirar fotos do 'artigo'. E com certeza este foi mais um dia que a Arte divertiu pessoas.