Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Ivermectina

O influenciador que tomou ivermectina por 11 anos e 'morreu inesperadamente'

O americano Danny Lemoi tomou ivermectina para animais durante mais de uma década depois de ser diagnosticado com doença de Lyme; entenda!

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 16/03/2023, às 16h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Danny Lemoi e imagem ilustrativa com comprimidos - Reprodução/Redes Sociais / Imagem de Pexels pelo Pixabay
Fotografia de Danny Lemoi e imagem ilustrativa com comprimidos - Reprodução/Redes Sociais / Imagem de Pexels pelo Pixabay

Na manhã do dia 3 de março de 2023, o influenciador Danny Lemoi, de 50 anos, publicou mais uma atualização em seu popular grupo a favor do uso de ivermectina em um aplicativo de mensagens, o 'Dirt Road Discussions'. Porém, o que ninguém imaginaria é que somente algumas horas depois da mensagem, o homem estaria morto.

Conforme o portal da Vice, Danny Lemoi tomava uma dose diária de ivermectina veterinária, um remédio contra vermes usado em animais grandes como cavalos e vacas, desde que foi diagnosticado, em 2012, com a doença de Lyme, provocada geralmente pelo contato com carrapatos, segundo relatado por ele ano passado em entrevista a um podcast. Desde então, começou não só a tomar o vermífugo diariamente, como a indicar e propagar o uso  pelas redes sociais, alegando que o remédio teria "regenerado" seu músculo cardíaco.

Então, em 2021, quando a ivermectina começou a ser tomada por um grande número de pessoas pelo mundo como um tratamento alternativo à covid-19, especialmente entre os anti-vacina, ele lançou um canal que logo ganhou popularidade em um aplicativo de mensagens, onde não só promovia o uso do remédio, como também instruía sobre a administração dele, inclusive em crianças.

Tudo isso durou até o fatídico dia 3 de março, quando Lemoi, um operador de equipamento pesado residente na vila de Foster, no estado norte-americano de Rhode Island, "faleceu inesperadamente", segundo um obituário online postado por sua família na semana passada. O texto, porém, não inclui a causa de sua morte.

O influenciador Danny Lemoi
O influenciador Danny Lemoi / Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Insistência

Apesar da morte de Danny Lemoi, porém, a desinformação de que a ivermectina era um medicamento de consumo contínuo sem qualquer malefício à saúde não deixou de ser promovida em seu canal. Lá, os administradores seguiram com os conteúdos normalmente, além de outros seguidores compartilharem suas próprias experiências — a grande maioria com efeitos colaterais preocupantes, mas, mesmo que questionassem o uso da droga, seguiam usando-a.

No mesmo canal, os administradores noticiaram a morte do líder daquele grupo: "Embora fosse óbvio que Danny tinha o maior coração, não sabia que seu coração estava literalmente trabalhando demais e crescendo além de sua capacidade, quase dobrando de tamanho do que deveria ter sido. [...] Nós entendemos que isso vai levantar dúvidas para aqueles que o estavam seguindo."

Por fim, ainda acrescentaram que Lemoi tinha feito exames em seu coração no ano anterior, e nenhum motivo de preocupação foi apontado nos resultados. Porém, outros usuários de ivermectina alegam uma série de sintomas preocupantes referentes ao consumo da droga.

"Estou com 4 meses agora (de uso da ivermectina) e todo o inferno está desabando, a dor atingiu minha a região ciática, dores nas canelas, síndrome das pernas inquietas, panturrilhas doloridas e dor nos ossos", atestou um dos seguidores de Danny no canal, na última sexta-feira, 10.

Já outro, no dia seguinte, perguntou: "Minha esposa toma ivermectina há 3 meses. Ela está sendo tratada para hepatite autoimune, problemas de tireoide e vértebras. Ela teve algum herxing sério. Hoje ela tem enxaqueca, vômitos e fortes dores de estômago. Alguém tem alguma ideia de como ajudar?"

'Herxing', no caso, é a forma como Lemoi descreveu os efeitos colaterais negativos de se tomar ivermectina veterinária, sendo este um termo real para descrever uma resposta adversa entre pessoas que tomam antibióticos para tratamento de doença de Lyme. Agora, inclusive, alguns membros do grupo usam o remédio para mais doenças além da Covid-19 — o que também já é comprovado ser ineficiente —, como câncer, depressão e cistos ovarianos. 

Caixa de ivermectina
Caixa de ivermectina / Crédito: Foto por Bundesministerium für Finanzen pelo Wikimedia Commons

Negação

Enquanto alguns membros do grupo começaram a culpar o uso de ivermectina pela morte de Danny Lemoi, estes foram amplamente criticados no canal do aplicativo de mensagens. Em resposta, por exemplo, um membro escreveu: "Ninguém pode me convencer de que ele morreu por causa da ivermectina. Ele acabou morrendo por causa da nossa medicina ocidental fracassada, que só se preocupa com os lucros e não com a cura."

Apesar da morte de Lemoi, os administradores disseram ainda que o canal  permaneceria ativo, e o grupo segue recebendo cada vez mais membros que desejam tomar ivermectina, apesar dos efeitos colaterais.

Por fim, vale pontuar: de acordo com o Missouri Poison Center, órgão governamental de informação acerca de controle, segurança e proteção contra venenos e intoxicações, a ingestão de grandes doses de ivermectina formulada para animais tem uma longa lista de efeitos colaterais, incluindo convulsões, coma, problemas pulmonares e problemas cardíacos.

Além disso, a instituição alerta repetidamente que ivermectina veterinária não é uma cura ou tratamento eficaz para Covid-19, sendo altamente concentrada por ser projetada especificamente para animais de grande porte, como cavalos e vacas. "Essas altas doses podem ser altamente tóxicas em humanos", adverte.