Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Crimes

Encontrada morta em um tanque d'água: a misteriosa morte de Elisa Lam

Corpo da jovem só foi encontrado depois que hóspedes de um hotel sentiram gosto estranho na água que saia da tubulação

Fabio Previdelli Publicado em 14/01/2021, às 15h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto de Elisa Lam - Divulgação/ Arquivo Pessoal
Foto de Elisa Lam - Divulgação/ Arquivo Pessoal

Sempre bem aclamada por suas produções de cunho investigativo e criminal, a Netflix lançará no próximo dia 10 de fevereiro a primeira temporada da série “Cena do Crime: Mistério e Morte no Hotel Cecil". 

A narrativa contará a história da jovem Elisa Lam, que em 2013 foi alvo de uma das mortes mais misteriosas da História. A produção será dirigida por Joe Berlinger, que é responsável por outro sucesso da plataforma: “Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy”.  

Há muito tempo, a história da jovem vem viralizando nas redes sociais, muito em virtude do perturbador vídeo gravado pelas câmeras de segurança do Hotel Cecil, onde o crime aconteceu.

Nele, é possível ver Elisa desesperada tentando se esconder no elevador do local, entretanto, o que mais chama a atenção é que os registros não mostram nenhum indício do que causava tamanho pavor na jovem.  

A única coisa que se sabe, de fato, é que dias depois ela foi encontrada morta e sem qualquer peça de roupa na caixa d’água do Hotel. Conheça todos os detalhes sobre a morte de Elisa Lam

Elisa Lam, a estudante viajante

Em 26 de janeiro de 2013, Elisa Lam chegou a Los Angeles. Ela acabara de desembarcar de um trem que partiu de San Diego em direção à Santa Cruz — a rota era parte de uma viagem que a jovem faria sozinha pela Costa Oeste. O retiro deveria ser um momento de lazer e descanso para a estudante da Universidade da Colúmbia Britânica, em Vancouver.

O Hotel Cecil / Crédito: Divulgação/ Netflix

Apesar do receio da família em deixar a jovem viajar sozinha, ela acabou convencendo seus pais. Se comprometeu que todos os dias ligaria para informar que estava tudo bem. A promessa fez com que os responsáveis sentissem que algo de errado havia acontecido depois que a jovem não deu notícias no dia 31 de janeiro, a data marcava o fim da hospedagem de Elisa no Cecil. O fato fez seus familiares contatarem o Departamento de Polícia local, mas a jovem não foi encontrada nas instalações.

Apavorada

Assim, começaram as investigações e logo a polícia divulgou as imagens internas das câmeras de segurança do Hotel em seu site. Foi assim que inúmeras teorias surgiram. A gravação mostra Elisa entrando em um elevador e agindo de maneira bizarra.

Ela aperta todos os botões do painel e logo em seguida coloca a cabeça para fora do elevador, como se estivesse vigiando ou preocupada com alguém que a perseguia. Em seguida, ela parece se esconder no canto da porta e repete a sentinela antes de sair completamente com o corpo do elevador.

Algumas cenas captadas pela câmera de segurança do elevador do Hotel / Crédito: Divulgação/ YouTube

Os últimos minutos do vídeo mostram a garota parada do lado esquerdo da porta e gesticulando a mão de maneira aleatória. Poderia até parecer uma conversa normal, no entanto, ninguém mais aparece na gravação. Elisa estava sozinha. 

O cadáver

Duas semanas depois do ocorrido, seu cadáver foi encontrado graças as reclamações de alguns hóspedes. Muitos relataram que a água estava com baixa pressão e de que havia um líquido escuro saindo da torneira. Apesar de o fluído dissipar em poucos segundos, a água estava com um gosto estranho.

Com isso, uma equipe de manutenção foi checar a caixa d’água, localizada no terraço do local. Ao abrirem um dos tanques, eles encontraram o corpo de Elisa nu, flutuando e sem vida. Ninguém sabe como o cadáver de Lam — que estava boiando ao lado das roupas em que ela foi vista no vídeo — chegou ao local.

Uma das últimas pessoas que Elisa viu foi Katie Orphan, dona de uma loja próxima ao Hotel chamada The Last Bookstore. Ela relatou que a jovem comprou livros e discos de música para sua família. “Parecia que ela tinha planos de voltar para casa, ela planejava dar presentes aos membros de sua família e se reencontrar com eles”.

Quando os resultados da autópsia foram divulgados, os relatos só serviram para provocar mais perguntas dos que respostas. Embora o exame de toxicologia tivesse confirmado que Lam havia consumido vários medicamentos — provavelmente eram remédios para tratar de seu transtorno bipolar —, o médico legista declarou que Elisa morreu por afogamento acidental. 

Amy Price, gerente do Hotel, declarou no tribunal que, inicialmente, Elisa havia se hospedado em um quarto compartilhado, como se fosse um hostel. Entretanto, colegas de quarto relataram que a jovem apresentava um “comportamento estranho”, o que a obrigou a mudar para um quarto individual.

O corpo de Elisa estava nu e boiando dentro de um tanque d'água do Hotel / Crédito: Getty Imagens

Mesmo que a jovem estivesse sofrendo psicose ou alucinações, a morte ainda levanta dúvidas. O trajeto que ela — ou outra pessoa — fez para chegar ao terraço e, posteriormente, às caixas d’água, são um grande ponto de interrogação.

A família 

Após a morte da filha, David e Yinna Lam entraram com um processo por morte por negligência contra o Hotel Cecil. O advogado da família afirmou que o Hotel tinha o dever de “inspecionar e procurar perigos no estabelecimento que apresentassem um risco irracional de perigo para [Lam] e outros hóspedes”.

O Hotel lutou contra o processo e moveu uma ação para rejeitá-lo. O advogado do Cecil argumentou de que eles não teriam motivos para pensar que alguém seria capaz de entrar em um de seus tanques de água.

Com base em declarações judiciais da equipe de manutenção do local, o argumento apresentado pelo hotel não é totalmente artificial. Santiago Lopez, que foi o primeiro a encontrar o corpo de Lam, descreveu detalhadamente quanto esforço ele teve que fazer para chegar ao local.

Para chegar lá, ela teria que: 1) subir a escada de incêndio. Apesar de haver três delas no hotel, ambas são na parte externa e ela teria que sair por uma janela. Além do mais, ninguém notou a presença dela por esse caminho; 2) passar por uma porta que dá acesso direto ao terraço, mas que, por motivos de segurança, ela fica constantemente trancada e um alarme sonoro é ativado quando alguém passa por ela.

O site All That Interesting documenta que o engenheiro-chefe do Hotel, Pedro Tovar, deixou claro que seria praticamente impossível alguém acessar o telhado sem disparar o alarme. Somente funcionários sabem como desativá-lo corretamente. Se ele fosse acionado, um som chegaria até a recepção e a todos os dois andares superiores do hotel.

Bernard Diaz, 89 anos, morador do Cecil Hotel há 32 anos, fala à imprensa depois que o corpo de Elisa Lam foi encontrado / Crédito: Jay L. Clendenin / Los Angeles Times

Além do mais, uma vez que ela chegasse ao seu destino, Elisa teria que chegar à plataforma do tanque, subir uma escada de 3 metros, abrir uma tampa de 10 quilos, entrar no tanque e depois dar um jeito de fechar a tampa pelo lado de dentro.  O ato pareceria improvável para uma mulher que apresentava o estado físico e mental de Lam.

O juiz Howard Halm, da Corte Superior de Los Angeles, decidiu que a morte de Elisa Lam era “imprevisível”, pois havia acontecido em uma área em que os hóspedes não tinham permissão de acesso. Então, a ação foi julgada improcedente.

Hotel macabro?

O desaparecimento misterioso de Elisa Lam não foi o primeiro a acontecer no Hotel Cecil. De fato, o passado sórdido do edifício ganhou a reputação de ser uma das propriedades mais supostamente assombradas de Los Angeles.

Desde que ele abriu a suas portas em 1927, o Hotel já foi atormentado por 16 mortes não naturais diferentes e eventos paranormais inexplicáveis. Um dos eventos mais famosos associados ao local é o da atriz Elizabeth Short, em 1947. Conhecida como Dália Negra, ela teria sido vista bebendo no bar do Cecil nos dias que antecederam sua morte.

Elizabeth Short foi vista bebendo no bar do hotel nos dias que antecederam sua morte / Crédito: Getty Imagens

O Hotel também recebeu alguns dos assassinos mais famosos do país. Richard Ramirez, também conhecido como “Perseguidor da Noite”, ficou hospedado pode lá de 1984 a 1985. Conhecido por ser adepto do satanista, Richard foi condenado pelo assassinato de 13 pessoas. Já em 1991 foi a vez do serial killer Jack Unterweger, também conhecido como o Estrangulador de Viena, ter uma breve passagem pelo local.


++ Saiba mais sobre o assunto através de grandes obras disponíveis na Amazon: 

How Elisa Lam's Got Disappeared: The most mysterious case of the 21st century, de Danielle Steel (Ebook) - https://amzn.to/2Nvq4lw

The Mysterious Death of Elisa Lam, de Christina Barrett (Ebook) - https://amzn.to/36oj0zF

Gone at Midnight: The Mysterious Death of Elisa Lam, de Jake Anderson (Ebook)  - https://amzn.to/326MP4z

Elisa Lam- The Mystery, de Penny Edwards (2015) - https://amzn.to/2WIppkZ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W