Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / São Nicolau

O mistério por trás do túmulo de São Nicolau, o 'verdadeiro' Papai Noel

São Nicolau é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega, além de ter inspirado a lenda do Papai Noel como a conhecemos

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 27/11/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mosaico de São Nicolau - Domínio Público via Wikimedia Commons
Mosaico de São Nicolau - Domínio Público via Wikimedia Commons

São Nicolau de Mira, também conhecido como São Nicolau de Bari, é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega, patrono dos guardas noturnos na Armênia e dos coroinhas na cidade de Bari, na Itália. Provavelmente, ele é conhecido pela maioria dos brasileiros por outra razão: é o santo que inspirou o surgimento do mito do Papai Noel.

Porém, assim como várias dessas figuras presentes na 'mitologia cristã', que muitas vezes pertencem a tempos extremamente remotos, muitos mistérios giram em torno do santo — sendo, para muitos, até mesmo uma incerteza se ele de fato existiu ou não. Recentemente arqueólogos descobriram, sob uma igreja na Turquia, o que acreditam ser o túmulo de São Nicolau.

Segundo os pesquisadores, como repercutido pela revista Casa e Jardim, a tumba do santo — que teria falecido há mais de 1.600 anos — estaria localizada sob uma igreja bizantina do século 6, redescoberta somente em 1956, após ter passado anos enterrada depois de uma inundação do rio Demre na região. Hoje, o local é destino para peregrinos de todo o mundo que procuram homenagear aquele que inspirou o Papai Noel.

Retrato de São Nicolau, santo que inspirou lenda do Papai-Noel
Retrato de São Nicolau, santo que inspirou lenda do Papai-Noel / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Descoberta e mistério

Como já mencionado, ainda é apenas uma hipótese que o túmulo descoberto tenha pertencido, de fato, ao santo padroeiro da Rússia. Segundo as possibilidades levantadas, a construção atual, onde foi feita a descoberta, teria sido construída em cima de uma basílica anterior — que teria sido destruída na Idade Média após aumento do nível do mar Mediterrâneo. 

De acordo com alguns registros históricos, São Nicolau teria sido enterrado na cidade de Mira, embora a localização exata do corpo nunca tenha sido descoberta. Porém, através de técnicas modernas de escaneamento do solo, em 2017 pesquisadores puderam detectar lacunas sob o piso da igreja mais recente.

Após isso, ao longo dos últimos anos, os responsáveis pela descoberta estiveram removendo, pouco a pouco e com cuidado, visto que o local é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1982, os mosaicos de mármore do chão, para que pudessem ter acesso à antiga tumba.

Foi então que uma sepultura "magnífica, ao centro do local onde estão os túmulos de outros padres, teria sido achada", de acordo com os arqueólogos que, como informado pela revista Casa e Jardim, acreditavam poder se tratar do túmulo de São Nicolau. "Até então, acreditava-se que ladrões teriam roubado o corpo do santo em 1087 e o levado para Bari, na Itália. Os pesquisadores acreditam agora que os restos mortais levados eram de um padre anônimo."

São Nicolau, santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega
São Nicolau, santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons