Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

O que Celso Portiolli já disse sobre ser relacionado ao 11 de setembro?

O apresentador esclareceu as defesas em relação ao caso de terrorismo contra edifícios simbólicos dos Estados Unidos

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 20/06/2023, às 17h36 - Atualizado às 23h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de Celso com imagem do ataque - Divulgação / Wikimedia Commons / Flickr / themachinestops (esq.) / YouTube / Celso Portiolli (dir.)
Montagem de Celso com imagem do ataque - Divulgação / Wikimedia Commons / Flickr / themachinestops (esq.) / YouTube / Celso Portiolli (dir.)

Conhecido como um dos mais populares memes com figuras públicas brasileiras, a piada sobre o envolvimento de Celso Portiolli com os atentados de 11 de setembro de 2001 contra edifícios simbólicos dos Estados Unidos é disseminada por redes sociais e já se estendeu ao conhecimento do próprio comunicador.

O apresentador do ‘Domingo Legal’, do SBT, é associado ao ocorrido desde fevereiro de 2019, quando um usuário anônimo criou a página “Celso Portiolli não teve nada a ver com o 11 de Setembro”, com 94 mil curtidas até a data desta publicação no Facebook. Longe do sentido lógico, as piadas infundadas repetem incessantemente uma suposta defesa do artista, gerando o contexto cômico.

Essas piadas associam desde viagens de Celso aos Estados Unidos acompanhado da família até associações com simbologia, como mensagens subliminares e numerologia — um dos exemplos é o fato de que Celso Portiolli e a frase "onze de setembro" possuem 14 letras, que de acordo com a página, “só não vê quem não quer”.

Contudo, disseminada a mais de quatro anos, como será que o apresentador reagiu a esse tipo de defesa irônica, ligada diretamente a uma tragédia que vitimou milhares de cidadãos? Em junho de 2023, ele revelou o que acha de ser associado ao meme, em entrevista ao Flow Podcast.

Levando na brincadeira

Além de levar na esportiva, passando a cooperar com o meme, publicando referências ao atentado, ele afirmou que, apesar de inicialmente não entender o motivo de ter sido escolhido para a piada, passou a entender após consultar um dos filhos.

"Eu nem dava muita atenção. Aí um dia eu estava na televisão e um cameraman me falou: "Portiolli, um amigo meu criou a página!". E eu já falei: "Cadê esse cara?". Eu queria pegar esse cara!", explicou Celso sobre a primeira reação.

O apresentador ainda afirma que, apesar de levar na esportiva, teme que, em uma associação rápida, sofra alguma sanção ou seja barrado na alfândega pela ligação criada. Celso ainda acrescenta que a origem da piada se deu em Portugal, mas com um artista local associado com uma tragédia local, sendo importado para a cultura brasileira.

Mas é incrível; no Twitter, eu postei uma foto de uma viagem para Israel com umas palavras em hebraico e tinha atrás umas torrezinhas, eles já fazem umas associações! É um negócio incrível! E eu levo na esportiva. Agora qualquer post que eu faço, colocam alguma coisa de 11 de setembro. Mas me defendem!”, esclareceu.

Veja a declaração completa