Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Pioneira na conscientização da AIDS: a trajetória de Leanza Cornett, ex-Miss América

Aos 49 anos, Leanza faleceu hoje, 29, após um acidente doméstico

Fabio Previdelli Publicado em 29/10/2020, às 14h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A modelo Leanza Cornett - Divulgação
A modelo Leanza Cornett - Divulgação

Na manhã de hoje, 29, foi anunciada a morte da modelo, apresentadora e atriz Leanza Cornett, vencedora do concurso de beleza Miss América em 1993. Ela tinha 49 anos e estava internada há 17 dias, em decorrência de um grave acidente doméstico, no qual ela sofreu um forte choque na cabeça. Outras informações não foram divulgadas pela família.  

Segundo a Fox dos Estados Unidos, a modelo americana sofreu uma lesão cerebral em decorrência de uma violenta queda na noite de 12 de outubro, sendo operada na manhã seguinte. Desde então, Cornett estava em recuperação, sem tempo determinado, sendo submetida a descompressões para controlar o inchaço em seu cérebro.  

Leanza durante premiação em 1993 (esq.) e em programa de TV em 2015 (dir.) / Crédito: Divulgação/Instagram/thechatladies

"Leanza tinha um espírito brilhante e lindo, e uma risada contagiante. Sabemos o quanto ela significava para muitos, incluindo todos vocês. Estamos devastados", publicou o Comitê organizador do Miss América em seu Facebook.  

Mas além de sua beleza, Leanza ganhou os holofotes por levantar a bandeira de causas sociais, como a conscientização e prevenção da AIDS/HIV. Conheça mais sobre a trajetória de Leanza Cornett

A vida e carreira de Leanza Cornett 

Eva Leanza Cornett nasceu em 10 de junho de 1971, em Big Stone Gap, no Estado da Virgínia. Aos 18 anos se formou na Terry Parker High School, esperando uma carreira brilhante, que felizmente aconteceu. 

Em 1991, ela foi descoberta como atriz e modelo, sendo a primeira intérprete do live-action de Ariel, personagem principal de A Pequena Sereia, no show "A Viagem da Pequena Sereia" no Disney's Hollywood Studios no Walt Disney World Resort. Leanza também fazia parte de um grupo de música cristã contemporânea, o Area Code, que lançou um único álbum: One Big World.  

No mesmo ano, ela começou sua carreira como modelo, sendo nomeada National Sweetheart. No ano seguinte, Leanza foi coroada Miss Flórida e, em 1993, ganhou o título de Miss América.  

Dentro das passarelas, se tornou uma importante representante das lutas pela conscientização e prevenção da AIDS e do HIV. Outro ponto que marcou o seu legado foi o fato de recusar a usar a coroa de Miss América em aparições públicas.  

Após passar a coroa, Cornett passou a apresentar diversos programas televisivos. O primeiro deles foi o Entertainment Tonight, que apresentou entre os anos de 1994 e 1995. Se tratava de um tabloide televisivo que contava com informações sobre a indústria do entretenimento, visitas exclusivas aos sets de filmagens, informações em primeira mão de projetos de cinema e televisão, além de entrevistas com atores, músicos e outras personalidades. 

Depois, Cornett esteve à frente do New Attitudes (1998) e do Who Want to Marry a Multi-Millionaire? (“Quem quer se casar com um multimilionário?”, em tradução livre), um reality show da Fox Network em que um multimilionário chamado Rick Rockwell procurava uma esposa. Ela também trabalhou como repórter para o canal Animal Planet e apareceu em séries como CSI, Melrose Place , The Tick e Fear Factor. 

Já em sua vida pessoal, ela se casou com o jornalista Mark Steines, em 1995, com quem teve dois filhos: Kai e Avery. Entretanto, depois de 17 anos juntos, eles se divorciaram e Cornett não se casou mais. 


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Miss Universo: um Olhar Antropológico, de Ana Maria Fonseca de Oliveira Batista (2013) - https://amzn.to/347bQNI

The art of being your beautiful self, de Raquel Pelissier (2018) (eBook) - https://amzn.to/2DXSZdB

História social da moda, de Daniela Calanca (2008) - https://amzn.to/381XIcu

História da moda no Brasil: Das influências às autorreferências, de Joao Braga (2019) - https://amzn.to/2CvB28y

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W