Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / 'Emancipation'

Por que 'Emancipation' é o filme que faltava em 2022?

Resgatando as dores da escravidão, 'Emancipation' marca o retorno de Will Smith após a polêmica do Oscar

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 17/12/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de 'Emancipation' (2022) - Divulgação/Apple TV+
Imagem promocional de 'Emancipation' (2022) - Divulgação/Apple TV+

Entre os indicados ao Oscar 2022 de 'melhor filme', os destaques foram: "Belfast"; "Não Olhe Para Cima"; "Duna"; "Licorice Pizza"; "Ataque dos Cães"; "No Ritmo do Coração"; "Drive My Car"; "King Richard: Criando Campeãs"; "O Beco do Pesadelo" e "Amor, Sublime Amor". No entanto, é possível arriscar que muitos deles não se aproximam da relevância da pauta histórica tratada em 'Emancipation', novo filme de Will Smith com direção de Antonie Fuqua e escrito por Willian N.Collage. 

O filme se baseia na história real de um ex-escravizado chamado Gordon, que entrou para a História como “Peter chicoteado” após uma fotografia de suas costas com cicatrizes ter rodado o globo no final da Guerra Civil Americana.

Com cenas de cair o queixo e a atuação afiada do astro Will Smith, o filme é capaz até mesmo de apagar os desdobramentos do tapa do ator no comediante Chris Rock, episódio que escandalizou o Oscar 2022. 

No Red Table Talk, Smith falou sobre o árduo processo que envolveu a preparação para interpretar Gordon, resultando na perda de 14 kg. “Vocês se lembram da minha foto fora de forma, com ‘corpo de papai’?”, questionou o astro, se referindo a uma foto publicada em 2021. “Essa foto foi no começo da minha preparação para perder peso e interpretar o Peter. Eu estava com uns 102 kg quando comecei e fiquei com 88 kg”.

Smith também falou sobre a importância que sente de se colocar no lugar do personagem. “Há um momento mágico em que você sente o personagem tomando conta de você. Isso pode ser despertado por causa de uma cena, um objeto ou um sotaque, qualquer coisa”, afirmou Smith

Will Smith como 'Peter' em 'Emancipation' /Crédito: Divulgação / Apple TV+

No tempo certo

Em tempos de negacionismo de fatos históricos, o lançamento de 'Emancipation' vem como uma verdadeira aula para negacionistas, que se baseiam em teorias rasas ao negar temas com marcas profundas na sociedade, como o racismo.

"Este foi o filme mais difícil que já fiz. E quando faço um filme como este, a esperança é que por meio do entendimento, por meio da representação, que ninguém do público será capaz de se sentar na plateia do cinema e não sentir uma centelha de compaixão e empatia. Por meio do esclarecimento destas confusões históricas, a gente vai conseguir avançar no esvaziamento dessas retóricas de ódio que estão acontecendo por meio das vozes de ignorância de todos os lados", disse Will em entrevista ao Splash, do UOL.

No filme, Gordon vive horrores ao se esconder em um pântano para fugir de seus captores, viu a dura execução de outros escravizados, lutou com um jacaré e até mesmo se tornou alvo dos cães do escravagista. 

Will Smith em 'Emancipation' /Crédito: Divulgação / Apple TV+

"Sempre evitei filmes ambientados durante esse período da história, porque nunca quis retratar os negros dessa maneira. Mas, após ler o roteiro, entendi que Emancipation não é um filme sobre a escravidão, é sobre a liberdade. Peter se apegou a algo tão potente em seu coração e mente que eu senti que era algo que todos no planeta precisavam ver", disse Will em entrevista à Veja.
'Emancipation' também se torna de suma importância ao dar voz a história de um homem cuja imagem circulou o mundo em 1863, todavia, muitos não sabiam sua verdadeira história.