Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bizarro

Propriedade ocupada: o bizarro caso da família que foi proibida de entrar na própria casa

Donos de um sobrado no Colorado, os Donavan ficaram surpresos ao descobrir que outro casal vivia em sua residência de forma ilícita

Pamela Malva Publicado em 22/06/2020, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Troy e Dayna Donavan em ensaio com suas duas filhas - Divulgação/Aquivo pessoal dos Donavan
Troy e Dayna Donavan em ensaio com suas duas filhas - Divulgação/Aquivo pessoal dos Donavan

Depois de alguns meses morando em Indiana, devido ao novo emprego de seu marido, Dayna Donovan sonhava com o dia em que voltaria para sua casa no Colorado. Mãe de duas meninas, ela era apaixonada por Littleton e por sua vida no bairro tranquilo.

Em meados de 2012, no entanto, as coisas tomaram um rumo diferente quando Dayna e seu esposo, Troy, descobriram que dois desconhecidos estavam morando em sua casa sem que eles soubessem. O casal ficou devastado, nada daquilo parecia correto.

Para piorar a situação, o inverno estava chegando nos Estados Unidos e, com uma bebê de colo, os Donavan precisavam voltar para casa. Deu-se início, então, a um longo processo para reaver a residência, que fora vendida em uma negociação falsa

A concorrida casa dos Donavan já no inverno / Crédito: Divulgação/Aquivo pessoal dos Donavan

Um pressentimento

Logo no começo de 2011, os Donavan tinham alguns problemas econômicos bastante sérios. Ambos desempregados, Dayna e Troy tinham de lidar com uma hipoteca atrasada em dois meses e precisavam encontrar alguma saída urgente. 

Por isso, eles ergueram as mãos aos céus quando Troy encontrou um emprego em Indiana. O único problema é que deveriam deixar sua casa em Littleton. Depois de 12 anos morando na mesma residência, o homem foi para Indiana em março, enquanto Dayna e as duas filhas do casal mudaram-se em agosto.

Eles chegaram a tentar vender a casa no Colorado, mas depois de meses sem quaisquer oferta, retiraram a propriedade do mercado. Em março de 2012, no entanto, Dayna setiu algo parecido com uma premonição: algo estava errado com sua casa em Littleton.

Desconfiados, os Donavan ligaram para seus antigos vizinhos e, durante a conversa, descobriram o impensável. Um casal estava morando em seu sobrado sem qualquer permissão. Aquele era apenas o início de um pesadelo que duraria meses.

Escrituras falsas

Surpresos e desesperados, os Donavan voltaram para o Colorado, apenas para descobrir que Veronica Fernandez-Beleta e Jose Rafael Leyva-Caraveo já estavam morando em sua casa há cerca de oito meses. A polícia, é claro, foi chamada.

Com a ajuda dos oficiais, descobriu-se que, através de uma imobiliária, Veronica e Jose haviam comprado a casa por cerca de 5 mil dólares. Aparentemente legais, os documentos alegavam posse adversa por parte dos novos proprietários.

Logo ficou claro, no entanto, que as escrituras recentes não eram verdadeiras e que a compra fora feita de forma ilegal. Tão confusos quanto os Donavan, Veronica e Jose afirmaram que todo o negócio havia sido fechado com Alfonso Carillo.

Dayna Donavan com suas duas filhas, já mais velhas / Crédito: Divulgação/Aquivo pessoal dos Donavan

Desdobramentos

Com a casa ocupada por moradores que se recusavam a sair, Dayna e Troy foram obrigados a se hospedar na casa de parentes, em Greeley. Dessa forma, mesmo de longe, os Donavan moveram um processo judicial. 

Em determinado momento, dispostos a proteger o que achavam ser seu, Veronica e Jose conseguiram uma ordem de restrição contra o casal, que foi emitida em julho de 2012. As coisas pareciam apenas piorar quando a verdade sobre Alfonso Carillo foi descoberta.

Ex-corretor de imóveis, o homem teve sua licença revogada e, na época da confusão, vendia casas e diversas propriedades que não estavam disponíveis no mercado para os desavisados. Com as novas informações, o processo mudou de rumo completamente.

Suspiro de alívio

Em 20 de julho de 2012, com um mandato de despejo, Veronica e Jose foram obrigados a sair da casa que haviam ocupado ilegalmente. Confusos e sem ter para onde ir, o casal declarou falência.

A decisão jurídica, contudo, já estava tomada e os Donavan voltariam para casa, de uma forma ou de outra. Demorou algum tempo até que Dayna e Troy filamente pudessem voltar a entrar pela porta da frente, aliviados, em agosto de 2012.

Pela venda ilícita da casa, Alfonso Carillo foi acusado de extorsão, roubo e outros crimes relacionados à propriedade dos Donavan. Veronica e Jose, por sua vez, apesar de vítimas do ex-corretor, foram acusados por invasão de propriedade.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Bad Blood: Fraude Bilionária no Vale do Silício, de John Carreyrou (2019) - https://amzn.to/2VaKi8N

O Blefe de Um Bilhão de Dólares, de Bradley Hope (2019) - https://amzn.to/3fZPC71

Dinheiro podre, de Carlos Coradi e Douglas Mondo (2016) - https://amzn.to/3fPqhfS

O mago das mentiras, de Diana Henriques (2017) - https://amzn.to/2APdkUx

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W