Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Museu do Ipiranga

Quanto custou a reforma do Museu do Ipiranga?

Museu do Ipiranga é reaberto nesta terça-feira, 6, após quase dez anos fechado

Redação Publicado em 06/09/2022, às 15h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do Museu do Ipiranga - Aventuras na História/Fabio Previdelli
Registro do Museu do Ipiranga - Aventuras na História/Fabio Previdelli

Após quase dez anos de reforma, o Museu do Ipiranga reabre em meio ao bicentenário da Independência do Brasil. Além dos importantes objetos do acervo, - que somam mais de 3 mil - que estão passando ou já passaram pelo trabalho de restauração, o trabalho de conservação da equipe da instituição passa pelos detalhes da arquitetura do museu. 

O processo contou também com um estudo estratigráfico (ramo da geologia que analisa camadas de rochas) e o ato de decapagem, que tornaram possível trazer de volta a cor original da construção.

Após quase uma década de espera, muitos imaginam valor envolvido na reforma da instituição. Em três anos de reforma, o custo total envolvido nas obras foi de 235 milhões de reais, conforme repercutido pela BBC Brasil. 

O veículo também repercute que 183 milhões foram captados através de iniciativa privada, diante da Leia Rouanet. Isso somado a aportes do governo estadual, e companhias, sem o incentivo fiscal.

Novas possibilidades

Vale destacar que, com a reabertura, a instituição teve o seu tamanho dobrado. Com isso, é possível abrigar até 12 exposições ao mesmo tempo. As reformas também proporcionam que o Museu do Ipiranga receba de maneira temporária acervos de outros museus, afinal, a instituição agora conta com ar-condicionado no local da expansão.