Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Que fim levou o garoto-propaganda dos 'cigarros de chocolate'?

A polêmica embalagem com o produto entre os dedos do garoto está no imaginário popular brasileiro desde a década de 1950

Wallacy Ferrari Publicado em 15/08/2022, às 17h33 - Atualizado em 20/08/2022, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Propaganda do cigarrinho de chocolate - Divulgação / Chocolates Pan
Propaganda do cigarrinho de chocolate - Divulgação / Chocolates Pan

Em 1959, um polêmico produto foi parar nas gondolas de mercados e atrás de balcões em empórios e pequenas vendas, estampando um jovem garoto em uma posição pouco comum por sua feição infantil.

Com um plano de fundo vermelho, o garoto, em paleta cinza, ostentava o que parece ser um cigarro entre o indicador e o dedo médio, acompanhado de um glorioso sorriso pelo ato. Com tal apresentação, a fábrica de chocolates Pan eternizava a embalagem de seus “cigarrinhos de chocolate”.

Durante a década de 1990, por questões relacionadas a controversa referência de uma criança ao tabagismo, a fabricante repaginou o produto, mantendo a forma original dos chocolates, mas o rebatizando de 'rolinhos de chocolate".

Ainda assim, o famoso rapaz continuou estampando a embalagem, mas em uma montagem, a mão que segura o cigarro entre os dedos foi trocada por uma outra mão, fazendo um “joia”, ou seja, com a mão fechada e o polegar ereto.

Contudo, o rapaz não possui crédito na embalagem, tendo fieto apenas o trabalho como modelo e, por anos, permaneceu desconhecido, mesmo estando presente em outros veículos da mídia em idade adulta.

Quem estampou a campanha?

O garoto, na verdade, era Paulo Pompeia, que tornou-se ator, diretor e chegou a comandar o Sated-SP, o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões. Na época, tinha 9 anos de idade e chegou a relatar em entrevista que o cachê não foi alto, mesmo sendo o garoto propaganda do produto por décadas.

Em entrevista à revista Veja São Paulo publicada no ano de 2017, ele chegou a brincar com a projeção da publicidade ao explicar que, ao longo da vida, nunca fumou ou sequer teve o hábito de comer chocolates com regularidade.

Em idade adulta, fez parte do elenco de novelas de diversas emissoras, inclusive pela TV Globo, onde trabalhou na novela jovem 'Malhação' e em 'Perigosas Peruas'. Contudo, chamou ainda mais atenção por protagonizar diversos episódios do 'Telecurso 2000'.

Infelizmente, Paulo veio a óbito em 30 de junho de 2021, aos 72 anos de idade, em São Paulo, como informou o jornal Correio Braziliense. A versão mais recente dos rolinhos contou com uma ilustração em referência ao garoto.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.