Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Quem era o ator por trás da fantasia do icônico Alf, o Eteimoso?

O carismático extraterrestre tornou-se mundialmente famoso entre os anos 80 e 90 na televisão com seu próprio seriado

Wallacy Ferrari Publicado em 26/10/2022, às 15h33 - Atualizado em 25/11/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alf, o Eteimoso, em entrevista - Divulgação / Vídeo / YouTube
Alf, o Eteimoso, em entrevista - Divulgação / Vídeo / YouTube

Durante a segunda metade do século 20, uma criatura pouco usual angariou o carinho do público em situações hilárias; o extraterrestre ALF, cujo nome origina da abreviatura de 'Alien Life Form' ("forma de vida alienígena", em tradução livre), tornou-se o "ETeimoso" ao ser transmitido no Brasil e relembrado até os dias atuais pelo humor e carisma do personagem.

Apesar de protagonista, a disposição de sua série era completamente diferente de tudo que o mundo já havia visto. A produção era uma sitcom, mas não contava com plateia ao vivo, visto que o personagem principal era reproduzido com uma mistura de técnicas de manipulação de fantoches e até fantasias completas, o que tornava a produção cansativa e inviável de contar com público nos estúdios.

Mesmo com as risadas inseridas na edição, o resultado que ia ao ar impressionava; lá estava um alienígena muito esperto em meio a família Tanner, sem dificuldades para realizar movimentos fiéis aos humanos, como tocar um instrumento musical, abrir uma lata ou manusear um controle remoto.

Demonstrando que era possível produzir uma série semanas com muitos episódios por temporada e ainda ter essa estrutura não apenas marcou a história da televisão mundial, como abriu caminho para outras tentativas ainda mais modernas de fantasias posteriores, como em 'Família Dinossauro' e 'Teletubbies'. Mas quem estava por trás do personagem?

Interpretando Alf

Alf não era feito apenas por uma pessoa, mas por um conjunto de profissionais envolvidos em cenas específicas para o boneco. Nas cenas onde a manipulação era por fantoche, uma pessoa se encarregava para mover uma das mãos e ocupava a outra mão com a cabeça, além de contar com um auxiliar para movimentar a outra mão.

Com duas pessoas operando o boneco, a técnica de manipulação era semelhante a desenvolvida por Jim Henson, criador dos Muppets e da Vila Sésamo. Em cenas mais elaboradas, no entanto, era necessário que Alf aparecesse de corpo inteiro para interagir com o elenco.

Nestes momentos, o ator Mihaly Meszaros era convocado. Vestindo a fantasia do boneco com o corpo todo, o intérprete era portador de acondroplasia, de forma a ostentar apenas 82 centímetros de altura.

O ator, natural da Hungria, esteve presente em todas as temporadas do seriado, falecendo aos 76 anos no ano de 2016. No entanto, não dava a voz ao alienígena, função que obrigava a sincronia com o dublador, que também era o roteirista da série, Paul Fusco.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!