Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Pelé

Quem foram as esposas de Pelé?

Falecido na última quinta-feira, 29, o Rei do Futebol protagonizou relacionamentos de grande projeção midiática

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 31/12/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostra Pelé em segundo e terceiro casamento - Divulgação/Vídeo/TV Globo - CARAS/Tatiana Aguena
Montagem mostra Pelé em segundo e terceiro casamento - Divulgação/Vídeo/TV Globo - CARAS/Tatiana Aguena

Na tarde da última quinta-feira, 29, o mundo parou para prestar condolências a família do 'Rei do Futebol', responsável por eternizar a camisa 10 do Santos, New York Cosmos e da Seleção Brasileira; nesta data, faleciaEdson Arantes do Nascimento, o Pelé, aos 82 anos de idade, em decorrência de uma falência múltipla de órgãos após o insucesso em seu tratamento oncológico contra um câncer de cólon.

Com homenagens feitas por instituições de relevância internacional, chefes-de-estado e grandes personalidades da história recente da humanidade, sua despedida foi marcada pelo brilho de suas conquistas no esporte que o consolidou como referência máxima. Contudo, em seus momentos finais, ao longo do mês em que ficou internado no hospital israelita Albert Einstein, em São Paulo, o ex-atleta foi acompanhado por sua família.

Além de seus filhos e netos, quem compartilhou os cuidados de Pelé com as enfermeiras foi Marcia Aoki, companheira de Pelé entre 2010 até seu último dia de vida, sendo a última mulher do Rei do Futebol após diversos relacionamentos badalados. Três deles, no entanto, foram oficializados.

A união entre Marcia e Edson aconteceu quando o ex-atleta já tinha 75 anos de idade, e ela, com 51. Ambos já haviam se conhecido em um evento em Nova York três décadas antes, mas só se tornaram mais próximos na década de 2010, após um encontro em um elevador. A cerimônia de casamento ocorreu em junho de 2016, com apenas 100 convidados na cidade do Guarujá, no litoral de São Paulo.

Fotografias registram união entre Pelé e Aoki em 2016 / Crédito: CARAS/Tatiana Aguena

Casamentos anteriores

Antes de seu último grande amor, o jogador casou-se mais duas vezes, sendo o mais duradouro dos relacionamento o primeiro, com Rosemeri dos Reis Choibi, concretizado ainda quando o jogador estava em plena atividade, com o casamento ocorrendo em 1966. Com ele, teve três filhos, sendo as garotas Kelly e Jennifer, e o filho Edinho, que chegou a ser um goleiro de sucesso no Santos, conquistando o vice-campeonato brasileiro em 1995.

A união durou 16 anos, com o processo de divórcio sendo encerrado em 1982 — mas com Pelé assumindo, em entrevista a revista Playboy, em 1993, que no décimo ano de união, os problemas começaram a ocorrer, culminando em suas traições.

Seu segundo casamento já ocorreu após a aposentadoria, com a empresária Assíria Nascimento, no ano de 1994. A cerimônia luxuosa ocorreu na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, em Recife, Pernambuco, com Pelé usando um terno branco e a noiva usando um vestido especialmente desenhado pelo apresentador e estilista Clodovil.

Tal união perdurou até 2008, durando 14 anos e resultando em dois filhos gêmeos, Joshua e Celeste. Ostentando o sobrenome Nascimento, Assíria ascendeu como cantora gospel e acompanhou o ex-jogador durante todo o período em que ele esteve a frente do Ministério do Esporte, entre 1995 e 1998.