Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Múmias

Relembre a múmia encontrada na mochila de um entregador no Peru

No começo de 2023, a polícia da cidade de Puno, no Peru, foi surpreendida ao abordar um homem com mochila de entregas que abrigava uma múmia

Éric Moreira Publicado em 15/04/2024, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da múmia e da mochila de entrega em que foi encontrada - Divulgação/Ministério da Cultura do Peru
Fotografia da múmia e da mochila de entrega em que foi encontrada - Divulgação/Ministério da Cultura do Peru

De maneira geral, as múmias são associadas aos egípcios antigos. No entanto, podem ser encontradas múmias em diferentes regiões do planeta, seja por técnicas avançadas de embalsamamento — como fizeram com o corpo de Lenin —, ou mesmo corpos mumificados naturalmente, como ocorreu com Ötzi

Porém, em março de 2023, policiais da cidade de Puno, no sul do Peru, encontraram uma múmia em um lugar que, certamente, nunca havia abrigado algo semelhante antes: uma mochila térmica de entregadores de delivery. Entenda!

Entregador suspeito?

Em 28 de fevereiro de 2023, o Ministério Público do Peru emitiu um comunicado no qual era informado que a polícia de Puno havia prendido um homem de 26 anos que carregava uma mochila de entrega com, para a surpresa geral, um corpo mumificado dentro. O caso chamou atenção pelo comportamento de Julio César Bermejo, o suposto "entregador", que estaria bêbado, segundo a BBC Internacinal.

Na ocasião, Bermejo estava rodeado por alguns amigos, o que também seria suspeito se tratando de um entregador de aplicativos em trabalho. Após pedirem para ele abrir a mochila, ele foi detido pelas autoridades, que suspeitavam de contrabando de bens arqueológicos.

A múmia, por sua vez, foi encaminhada ao Ministério da Cultura do Peru, que não só o empossou como também realizou análises.

Imagens da múmia encontrada em mochila de delivery no Peru / Crédito: Divulgação/Ministério da Cultura do Peru

Por que na mochila?

Em entrevista à AFP, pouco após sua detenção, Julio disse que considerava aquela múmia um bem precioso, descrevendo até mesmo como uma "namorada espiritual".

Ele disse que a chamava de Juanita, e que ela "dormia" em seu quarto. Na ocasião em que foi detido, havia levado a múmia ao parque justamente para mostrar a alguns amigos, e a mochila de entrega serviria para ajudar a preservá-la.

Em casa, a múmia, a quem eu chamo carinhosamente de Juanita, fica no meu quarto e dorme comigo. Eu cuido dela e a mantenho. Ela é como minha namorada espiritual. Se me comporto mal, ela me castiga, puxa meu pé", declarou à AFP no ano passado.

+ A múmia inca que teve infecção no pulmão no momento da morte;

Múmia e a mochila em que foi encontrada / Crédito: Divulgação/Ministério da Cultura do Peru

Origem?

Em depoimento à polícia, Bermejo negou qualquer envolvimento com contrabando de patrimônio arqueológico. Em vez disso, disse que a múmia pertenceu, antes, a seu pai, que "a pegou de um policial por dinheiro e depois se apegou."

Até mesmo por razões sentimentais, disse que nunca tentou vendê-la. De qualquer forma, o corpo tornou-se propriedade do Estado, e passou a ser submetido às leis de patrimônio nacional, segundo a NBC News.

Após as análises do Ministério da Cultura, também foi apontado que aquela múmia seria equivocadamente chamada de Juanita, visto que teria pertencido a um homem no passado. Ele viveu há entre 600 e 800 anos, sendo assim um indivíduo mumificado ainda na América pré-hispânica.

Este homem faleceu com uma idade adulta, possivelmente com algo em torno de 45 anos, e tinha 1,51 metros de altura. Ele só coube dentro da mochila de delivery, pois, estava em posição fetal.