Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Resgatado pelo Rei do Pop: Bubbles, a curiosa saga do macaco de Michael Jackson

O famoso chimpanzé foi resgatado pelo Rei do Pop após ser usado em testes farmacêuticos, acompanhando o astro em turnês mundiais

Wallacy Ferrari Publicado em 27/10/2020, às 11h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Michael e Bubbles em fotografia - Divulgação/Twitter/mjinfos/12.07.2020
Michael e Bubbles em fotografia - Divulgação/Twitter/mjinfos/12.07.2020

Em 1983, o chimpanzé Bubbles nascia em um laboratório biomédico, responsável por testes farmacêuticos em uma clínica de câncer, no Texas. Sendo usado como cobaia de remédios experimentais, o animal de personalidade dócil passava a maior parte do tempo engaiolado.

Sabendo disso, a equipe de Michael Jackson decidiu unir o útil ao agradável; o astro já queria começa a coleção de animais exóticos para montar um zoológico privado em sua futura residência e, por outro lado, o macaco poderia ser resgatado.

Com isso, o músico ofereceu uma grande quantia em dinheiro, tornando irrecusável a ida de Bubbles da clínica. Na biografia do músico escrita por J. Randy Tamborelli, a mãe do cantor, Katherine, relata a surpresa com o filho após anos de recusa por animais não-domésticos.

“Por anos, Michael me pediu um macaco como animal de estimação. É claro que recusei, até que um dia ele trouxe consigo um bebê chimpanzé chamado Bubbles. Bubbles era diferente dos outros animais que tínhamos. [...] Ele tinha um comportamento infantil, ele levantou os braços em um sinal para nós carregarmos”, disse Katherine.

Michael e Bubbles em uma das primeiras fotografias juntos / Crédito: Divulgação/Twitter/mjinfos/12.07.2020

Acompanhando o Rei do Pop

Com o auxílio de um domador de Hollywood, Bubbles esbanjava educação — resultado da época que era testado no Texas. Se mudou para a Califórnia com o astro, passando a acompanhá-lo em eventos trajando roupas iguais às de Jackson, sempre confeccionadas sob medida.

Com a ampla propagação da imprensa sobre a compra e amizade, o chimpanzé se tornou um dos símbolos da cultura pop tendo a imagem associada ao cantor; foi retratado no jogo de videogame Moonwalker, em episódios dos Simpsons, nos clipes ‘Liberian Girl’ e ‘Leave Me Alone’, além de servir como inspiração para o macaquinho do Senhor Kaior no anime Dragon Ball Z.

Durante a puberdade, no entanto, Bubbles começou a apresentar um comportamento agressivo. O cantor até tentou dar um tempo com o bichano, instalando em uma reserva ecológica buscando a readaptação, porém, ao retornar para o rancho Neverland, nenhum progresso pareceu satisfatório.

Bubbles em 2015 confeccionando uma pintura em tela / Crédito: Divulgação / Center for Great Apes

Deixando Neverland

Assim, o Rei do Pop decidiu deixar o chimpanzé em definitivo, o colocando no santuário Centro de Grandes Primatas. O abrigo conta com acompanhamento especial, tratando de seu desempenho físico, nutrição e cuidados pessoais. 

Com falecimento do astro, a imprensa norte-americana foi notificada que Michael se comprometeu a custear a estadia do animal — posteriormente sendo explicado pelo santuário: “Bubbles chegou ao santuário através de um acordo assinado por um membro da família Jackson, comprometendo-se a cobrir seus custos anuais de tratamento a cada ano”.

Em nota, o centro aproveitou para esclarecer algumas informações falsas, afirmando que o macaco nunca apresentou comportamento suicida, mas já viu fotografias de Michael Jackson e manifestou apreço.

Desde 2009, o santuário recebeu mais de 100 pedidos para filmar Bubbles, em maioria recusados. Hoje, o animal apresenta um comportamento dócil e tem a pintura como principal distração.


+Saiba mais sobre Michael Jackson em grandes obras disponíveis na Amazon:

Intocável: A estranha vida e a trágica morte de Michael Jackson, por Randall Sullivan (2013) - https://amzn.to/2SaoTKz

Michael Jackson, por J. Randy Tamborelli (2012) - https://amzn.to/3aZRZom

Michael Jackson, o rei do pop, por Chris Roberts (2010) - https://amzn.to/2vxg9G

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W