Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Música

Há 64 anos, nascia Cazuza, um dos maiores nomes da música brasileira

No auge do preconceito, o cantor carioca se tornou um farol que suscitou debates sobre o vírus HIV

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 01/08/2021, às 08h00 - Atualizado em 04/04/2022, às 10h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O cantor carioca Cazuza - Café Simone Pedaços via Wikimedia Commons
O cantor carioca Cazuza - Café Simone Pedaços via Wikimedia Commons

‘Ideologia’, ‘Brasil’, ‘Boas Novas’ e ‘Blues da Piedade’ foram músicas compostas por Cazuzaque marcaram a história da música brasileira e integraram o disco Ideologia, de 1988. Ainda que esse seja considerado por muitos como o melhor álbum de Agenor de Miranda Araújo Neto, a verdade oculta é que ele foi produzido entre muita dor.

Naquele momento, o cantor estava sofrendo as consequências de um tratamento com o AZT, uma das primeiras drogas a serem usadas no combate ao vírus HIV e que ainda não conseguia amenizar a penúria da AIDS. Sem tratamentos capazes de retardar o avanço da imunodeficiência, como os que temos nos dias de hoje, a situação ficava cada vez pior.

Isso não impediu o cantor de fazer shows, produzir algumas das canções mais importantes de sua carreira e lutar bravamente contra a doença. Se a tortura constante do vírus persistia, Cazuza escrevia que “meu prazer agora é risco de vida”; se o preconceito tentava o engolir, ele se posicionava contra os tabus.

Embora estivesse no auge do preconceito e desinformação sobre o HIV, o cantor carioca “mostrou sua cara”, como diria em ‘Brasil’, e divulgou o diagnóstico soropositivo para quem quisesse ouvir. O ato de coragem possibilitou novos debates sobre a doença que muitos tentavam ignorar. 

Em 7 de julho de 1990, aos 32 anos, o artista morreu devido a um choque séptico causado pela AIDS, que já matou milhões de pessoas ao redor do mundo e continua infectando 1,7 milhão e matando cerca de 690 mil pessoas por ano, segundo relatório do Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids, Unaids, de 2020.

Um farol contra o preconceito

Cazuza em foto pessoal / Crédito: Divulgação/Viva Cazuza

“Naquela época as pessoas tinham muito medo e todos se escondiam com medo do preconceito. Quando Cazuza publicamente se disse HIV positivo foi para muitas pessoas uma libertação”, disse à Aventuras na HistóriaLucinha Araújo, mãe do artista que fundou a Sociedade Viva Cazuza, organização que ajudou crianças e adolescentes com HIV.

“Depois que Cazuza morreu e comecei a trabalhar com HIV ouvi de diversas pessoas que a declaração de Cazuza foi libertadora e me diziam ‘se Cazuza podia dizer que era HIV positivo eu também posso’”, completou.

O diagnóstico foi confirmado em abril de 1987, durante a promoção do álbum ‘Só se For a Dois’, mas não impediu que ele continuasse a sua trajetória na música. Agenor já sofria com internações constantes devido a febres e convulsões desde dois anos antes, como relatou a Rolling Stone Brasil.

A partir da constatação da doença, Cazuza sofreu, lamentou, mas logo começou a tentar seguir em frente, buscando os tratamentos disponíveis na época, que eram poucos. Em Boston, nos Estados Unidos, começou o primeiro, que não conseguiu dar a vida que ele tanto merecia.

Para Lucinha, o maior legado do filho foi a coragem. Ela acredita ainda que a braveza com que Agenor que lutou contra a AIDS soma-se também ao legado “ideológico” do cantor, “de liberdade, de acreditar que sua pátria desimportante poderia num futuro ser um país mais decente”, muito além da sua herança ao rock nacional e música popular brasileira.

O exemplo de luta fez com que o debate sobre a doença adentrasse diferentes camadas sociais, conquistando mais espaços, que antes não entendiam o vírus. Era uma época de desinformação e tabu, que puderam ser amenizados pela conversa possibilitada pelo choque da morte de Cazuza.

Hoje, algo disso persiste, mas não completamente. Atualmente, existem tratamentos e, com o acompanhamento adequado, é possível que pessoa soropositiva chegue a uma carga viral indetectável, reduzindo a chance de infecções e transmissão do vírus. 


+ Saiba mais sobre o astro Cazuza através das obras abaixo disponíveis na Amazon:

O tempo não para – Viva Cazuza, Lucinha Araújo (2012) - https://amzn.to/363ZUh1

Cazuza: Segredos de Liquidificador, Rafael Julião (2019) - https://amzn.to/3antEsg

Só as mães são felizes, de Lucinha Araújo (2014) - https://amzn.to/2vNJr4a

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W