Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Steve Lickteig, o homem que descobriu que sua irmã era, na verdade, sua mãe

O segredo escondido de Steve por 18 anos acabou sendo revelado de maneira insólita

Giovanna de Matteo Publicado em 22/10/2020, às 19h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A família de Steve Lickteig - Divulgação/Today/Steve Lickteig
A família de Steve Lickteig - Divulgação/Today/Steve Lickteig

Steve Lickteig cresceu acompanhado por uma mentira que mudaria a sua vida. Pouco tempo depois de fazer 18 anos, ele descobriu a verdade sombria que sua família escondeu dele durante todos esses anos. 

O homem acreditava que Don e Mary Jane Lickteig eram seus pais, no entanto, a verdade abalaria sua vida: os dois eram, na verdade, eram seus avós, e quem ele achava que era sua irmã mais velha, Joanie Lickteig, o trouxe ao mundo.

Don e Mary Jane Lickteig com Steve / Cortesia Steve Lickteig / Divulgação

Steve acabou descobrindo a verdade um dia antes de sua formatura do colégio, quando seus dois melhores amigos contaram sobre sua árvore genealógica. Steve passou a ter uma vida confusa onde apenas ele não sabia suas origens verdadeiras. Toda a pequena comunidade em que vivia sabiam sua história. 

Revoltado, ele guardou a revelação por algum tempo antes de mostrar a todos que não era mais um ignorante à respeito da sua família e infância."Eu segurei por mais um mês e meio, e então confrontei meus pais - meus avós - sobre isso", disse Lickteig, quando visitou o programa Today, em 2019.

"Então, sendo um jovem de 18 anos e zangado, fugi. Entrei em um carro e dirigi até a cidade mais próxima, que ficava a 20 milhas de distância, aluguei um quarto de motel, fiquei bêbado com meus amigos."

Algum tempo depois, a moça que ele considerava sua irmã - e na verdade era sua mãe - o encontrou e foi buscá-lo naquela noite. "Tivemos um momento de 'sim, isso aconteceu. Sinto muito", lembrou ele sobre sua conversa com Joanie. "Fiquei em silêncio na maior parte do tempo. E não falamos sobre isso novamente por mais 15 anos."

Foi difícil fazer com que o segredo viesse à público, não só para quem estava sendo enganado, mas também para quem enganou. Foi difícil para todos os envolvidos quando souberam que o menino havia descoberto a verdade.

"Foi no início dos anos 70, e também (era uma) pequena cidade, uma comunidade muito unida" contou ele. "Os membros da comunidade que sabiam, que não disseram nada, estavam apenas tentando ser bons vizinhos."

A autora Dani Shapiro, que entrou em contato com Steve depois de conheceu seu podcast "Family Secrets", afirmou que esse tipo de segredo está a ponto de virar uma "epidemia" nos Estados Unidos, país onde os kits de teste de DNA são comuns e populares. Na opinião dela, não existe nada de bom em guardar esses segredos.

“Em última análise, as pessoas têm o direito de saber, e acho que também se sentem liberadas por saber a verdade”, disse Shapiro, quando participou do programa Today, junto com Lickteig. "Os guardiões do segredo estão carregando um fardo, mas a questão não é tanto se eles devem compartilhar esse segredo, mas quando."

Já se passaram décadas desde que Steve e Joanie se confrontaram sobre a realidade familiar pela primeira vez, e desde então o relacionamento deles anda conturbado.

"Eu diria que não é o melhor, mas também não é horrível”, compartilhou Steve, "Na verdade, trocamos mensagens de correio de voz por (fazer) isso hoje. Mas não nos falamos diretamente. Ela envia cartões de aniversário para meus filhos. Estamos construindo algo com o tempo, mas leva muito tempo para chegar a outro lugar e estamos apenas tentando fazer isso acontecer - mas talvez um pouco devagar demais para ela."

Joanie deseja ser reconhecida como avó dos filhos dele. Ele também quer isso, mas entende que levará algum tempo até acostumar com a ideia. "Tem sido difícil para mim. Sinto que, no final das contas, estaremos em um bom lugar."

Para ele, sua prioridade é fazer com que sua história se torne conhecida para ajudar outras pessoas que passam por episódios parecidos em suas próprias famílias. "Estou muito feliz por poder ajudar outras pessoas que têm histórias como essa", ao final, ele conclui: "sua vida não precisa ser destruída por algo assim."


+Saiba mais sobre histórias bizarras através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Bizarre World (Edição em Inglês), de E. Reid Ross (2019) - https://amzn.to/3l7L9Bt

Os Ladrões Mais Idiotas do Mundo, de Simon Vigar (2008) - https://amzn.to/3cPQ2wj

30 histórias insólitas que fizeram a medicina, de Jean-Noël Fabiani (2019) - https://amzn.to/3cUfh0d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W