Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Kate Bush

A triste história que inspirou um dos maiores sucessos de Kate Bush

Um de seus hits mais conhecidos tem ligação direta com caso polêmico de discípulo de Sigmund Freud

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 20/06/2023, às 19h00 - Atualizado em 23/06/2023, às 10h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kate Bush em clipe musical - Divulgação / Vídeo / YouTube
Kate Bush em clipe musical - Divulgação / Vídeo / YouTube

Eternizada como um dos maiores ícones musicais do século 20, Kate Bush emergiu durante a década de 1970 com sua voz aguda e canções próprias, impressionando pelo talento com pouca idade ainda no primeiro álbum, "The Kick Inside", produzido quando tinha apenas 19 anos.

Contudo, nos anos e álbuns seguintes, ganhou ainda mais maturidade nos seus projetos, chamando atenção a canção "Cloudbusting", lançada como primeiro single do álbum "Hounds of Love", de 1985.

Apesar do tom sereno da cantora, no entanto, a história por trás da letra desta música chama atenção pelas referências a um caso controverso, relatado com base em fatos vividos por Peter Reich, autor do livro "Livro dos Sonhos".

Na obra, lançada em 1973, ele conta a trágica história de seu pai, um controverso psiquiatra austríaco Wilhelm Reich, ao ser preso por desacato ao tribunal. Reich chegou a ser discípulo de Sigmund Freud, mas se tornou alvo de polêmica ao criar uma teoria de que a energia física disposta durante os orgasmos humanos poderia interferir a atmosfera, forçando a formação de nuvens e, até mesmo, maior ocorrência de chuvas.

A tal energia chegou a ganhar nome em sua teoria: “orgone”, e ciente de tal aplicação enérgica, tal como se fosse uma matéria viva, ele sugeriu a criação do equipamento “Cloudbuster”, cujo nome da canção referencia.

O item era uma espécie de tubos metálicos, semelhantes a um para-raio, mas que atraía a tal energia orgônica. Outros profissionais da psicologia, contudo, acreditam que a teoria é pseudociência, visto que não houve casos verificados do tal equipamento em pleno funcionamento, como explicou a Farout Magazine.

Fim e inspiração

Nas duas décadas seguintes, se envolveu em novas confusões, se tornando alvo da Food and Drug Administration (FDA), o órgão regulatório de remédios e alimentação dos Estados Unidos, ao oferecer tratamentos médicos sem autorização.

Foi preso após a descoberta dos procedimentos e equipamentos médicos usados por ele e, por lá, acabou falecendo em 1957, vítima de um ataque cardíaco. Contudo, sua obra prosseguiu sendo debatida, principalmente após o lançamento do livro que chegou nas mãos da cantora britânica.

À Associated Press, em 1989, Bush explicou como transformou os experimentos bizarros relacionados ao prazer humano em uma composição que se tornou um dos hits de sua carreira. De acordo com ela, não sabia nada sobre o escritor, mas tirou de uma prateleira, passou a ler e achou a história incrível, principalmente pelo fato do autor ainda ser criança quando as polêmicas de seu pai ocorreram.

Todos nós tendemos a viver em nossas cabeças. Em 'Cloudbusting', a ideia era começar essa música com uma pessoa acordando desse sonho, 'Acordo chorando'. É como criar uma cena que sugere imediatamente a você que essa pessoa não está mais com alguém que ela ama muito”, explicou.